Jussara Hoffman

Porto Alegre/RS


Jussara Hoffman

Jussara Hoffmann é uma das maiores especialistas em avaliação da aprendizagem do país. Iniciou seus estudos e pesquisas nessa área em 1979, na UFRJ, tendo se tornado a segunda Mestra em Educação do país na Linha de Pesquisa Avaliação Educacional. Desde lá, destaca-se pela sua contribuição inovadora nessa área, desenvolvendo a teoria de Avaliação Mediadora.




 

 

 

Jussara Hoffmann é uma das maiores especialistas em avaliação da aprendizagem do país.

Iniciou seus estudos e pesquisas nessa área em 1979, na UFRJ, tendo se tornado a segunda Mestra em Educação do país na Linha de Pesquisa Avaliação Educacional.

Desde lá, destaca-se pela sua contribuição inovadora nessa área, desenvolvendo a teoria de Avaliação Mediadora.

Graduada em Letras pela UFRGS em 1974,  atuou desde jovem como professora e coordenadora pedagógica na rede pública e privada de ensino de Porto Alegre.

Após o Mestrado, atuou como docente em curso de especialização na PUCRS e, a partir de 1986, como Professora Adjunta na Faculdade de Educação da UFRGS, instituição na qual ampliou estudos e pesquisas sobre Avaliação Mediadora e Educação Infantil. 

Após a sua aposentadoria em 1997, intensificou sua atuação na formação de professores como Conferencista e Consultora Educacional no país e no exterior.

Jussara Hoffmann é também a idealizadora e fundadora da Editora Mediação, onde atua há 22 anos como Diretora Editorial, sendo responsável pela publicação de mais de 220 títulos na área de formação pedagógica.

Reconhecida por suas contribuições à melhoria da educação no país, é autora de vários livros sobre o tema de seus estudos, de capítulos em livros no Brasil e no exterior, de inúmeros artigos em jornais e revistas, com várias obras alcançando a categoria de bestsellers em educação!

Temas de Palestra:

- Avaliação na educação infantil e no ensino fundamental;
- O que é mesmo avaliar;
- Avaliação na educação infantil:  observação, sensibilidade e documentação pedagógica;
- Avaliação e pedagocia de Projetos;
-
Avaliação e educação infantil: Uma pratica docente, sensivel e reflexiva;
- Avaliar: Respeitar primeiro, Educar depois;

- O que é mesmo avaliar a Aprendizagem: corrigir? Interpretar? Acompanhar o processo educativo?;
- Avaliação Mediadora;
-
Avaliação mediadora e Pedagogia de Projetos;
- Praticas avaliativas e aprendizagens significativas;


AT 09-23

 

Mande-nos uma Mensagem