Alexandre Ventura

Brasilia/DF


Alexandre Ventura

Alexandre Ventura é professor no programa de pós graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Católica de Brasíliaa e professor no departamento de Educação da Universidade de Aveiro, Portugal. Além disso, é pesquisador no Centro de Investigaçãoo em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, conferencista internacional e consultor de organizações educacionais.




Vídeos



 

 

 

Alexandre Ventura é professor no programa de pós graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Católica de Brasíliaa e professor no departamento de Educação da Universidade de Aveiro, Portugal.

Além disso, é pesquisador no Centro de Investigaçãoo em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, conferencista internacional e consultor de organizações educacionais.

Doutorado em Ciência da Educação pela Universidade de Aveiro e pela UnB, desenvolveu atividade profissional na área da educação desde 1986 na qualidade de docente dos ensinos fundamental, médio e profissional, gestor escolar e inspetor.

Tem realizado pesquisas nos domínios da avaliação institucional, avaliação de desempenho profissional, formação de professores, assessoria, gestão, ensino diferenciado, inspeção da educação, cursinhos, indisciplina e bullying. Foi Visiting International Scholar do Educational Testing Service, Princeton, EUA, e Professor Visitante da École Supérieure de Leducation Nationale para a formação de inspetores de educação, Poitiers, França.

Proferiu palestras em 12 países.

Exerceu os seguintes cargos públicos, em Portugal: Subinspetor Geral da Educação, Presidente do Conselho Científico para a Avaliação de Professores e Vice Ministro da Educação.

Temas de palestra:

- Avaliação de organizações (interna e externa).;
- Avaliação de desempenho de professores para desenvolvimento pessoal e profissional;
- Avaliação de desempenho de professores para melhorar resultados dos alunos;
- Avaliação da gestão escolar: sua escola está oferecendo uma educação qualificada?;
- Gestão da diversidade em sala de aula;
- Gestão Escolar na formação do sujeito leitor;
- Gestão Escolar em suas dimensões humana, administrativa e pedagógica;
- Gestão de comportamentos dos alunos;
- Prevenção de indisciplina;
- Prevenção e combate ao bullying;
- Como atingir as metas do Plano Nacional de Educação;
- Como ser Professor Nota 10;
- Prevenção de Abandono Escolar;
- Estratégia e técnicas para melhorar a sua escola;
- Técnicas para melhorar as suas aulas;

AT 10-23
Mande-nos uma Mensagem