Muricy Ramalho

São Paulo/SP


Muricy Ramalho

Muricy Ramalho é um ex-técnico e ex-futebolista que atuava como meio-campista. Atualmente é comentarista do canal SporTV.









Muricy Ramalho é um ex-técnico e ex-futebolista que atuava como meio-campista. Atualmente é comentarista do canal SporTV.

É um dos maiores ídolos da história do São Paulo, pois quando técnico do clube, foi tricampeão do Campeonato Brasileiro de forma consecutiva (2006, 2007 e 2008). Já em 2010, levou o Fluminense ao título do Brasileirão.

Muricy em 90, chegou a assumir o Tricolor no lugar de Telê, mas a primeira passagem no Morumbi não foi a mais vitoriosa. Muricy deixou o clube ainda sem ser o técnico que se esperava. Nos anos seguintes, rodou por equipes do interior paulista e trabalhou até no futebol chinês, no Shanghai Shenhua. A passagem que mudou o patamar da carreira de Muricy Ramalho como treinador foi pelo Náutico. A primeira passagem pelo clube durou poucos meses, mas Muricy ajudou o Náutico a quebrar a sequência do Sport para ser campeão pernambucano no ano do centenário. O treinador, porém, deixou o clube em poucos meses para acertar com o rival, Santa Cruz, mas acabou rebaixado no Santinha.

Muricy terminou 2002 em alta, evitando o rebaixamento do Figueirense no Campeonato Brasileiro com um perfil motivador. Dali, seguiu para o Internacional, sendo campeão gaúcho no ano seguinte e terminando o Campeonato Brasileiro na sétima colocação. Muricy mudou no ano seguinte para São Caetano e, com um time ofensivo, garantiu ao clube o primeiro, e único, título no Campeonato Paulista. Marcado pelos vice-campeonatos nos anos anteriores (do Brasileiro e da Libertadores), o Azulão faturou o Paulistão com Muricy, eliminando São Paulo, nas quartas, e Santos, nas semifinais. 

O bom trabalho de Muricy no Anacleto Campanella terminou naquele mesmo ano, depois de uma sequência ruim no Campeonato Brasileiro. Mas o treinador já tinha mudado de patamar e manteve a fama de campeão com o quinto estadual seguido, novamente o Gaúcho pelo Inter em 2005.

Depois de boa campanha no Inter, Muricy recebeu o convite de voltar ao Morumbi. Ali, onde tudo começou, se tornou em um dos maiores técnicos da história do nosso futebol. A missão não era fácil, já que o Tricolor era o atual campeão da América e do Mundo. Lidar com elencos vitoriosos pode ser mais complicado do que com equipes com moral baixa. Mas Muricy manteve o alto nível do São Paulo. O treinador soube lidar com o vestiário e com as lideranças do elenco e montou um esquema com três zagueiros que foi a base para mais três anos vitoriosos. 

2006 teve alguns momentos turbulentos, como a perda das finais no Paulista, na Recopa e na Libertadores. Mas, ao fim do ano, o São Paulo foi campeão brasileiro com nove pontos de frente para o vice-campeão, o Internacional, seu antigo clube. 

Em 2010, Muricy Ramalho foi comandar o Fluminense e logo conquistou a torcida tricolor. Naquele mesmo ano, foi convidado por Ricardo Teixeira para assumir o comando da seleção brasileira no lugar de Dunga, demitido após a Copa de 2010, Muricy era, então, o principal técnico do país, mas rejeitou o pedido já que não foi liberado pela diretoria carioca. O treinador terminou o ano com mais um título brasileiro no currículo, conquista comandada pelo argentino Dario Conca.

No ano seguinte, o treinador deixou as Laranjeiras para comandar o Santos. Assumiu o Alvinegro em situação complicada na Libertadores, mas, com Neymar, Ganso e companhia, conseguiu a recuperação, e o time foi avançando no mata-mata até chegar na final. O título que faltou para Muricy no Morumbi veio na Vila Belmiro. Ou melhor, no Pacaembu. Em uma grande partida, o Peixe venceu o Peñarol e conquistou a Libertadores, algo que só havia conseguido com Pelé. Muricy entraria para a história também do Santos. 

A última experiência de Muricy como técnico foi no Flamengo. Acabou não terminando 2016 no comando do clube por problemas de saúde. Abandonou, então, o futebol, e passou a se dedicar a carreira como comentarista de TV. Foi anunciado como novo comentarista do SporTV. Estreou na transmissão do jogo entre Brasil e Argentina, no Mineirão. Segundo Muricy, não existe segredo no futebol. O segredo é o trabalho. 

"Aqui é trabalho, meu filho"

Em suas palestras, Muricy Ramalho compartilha lições de trabalho em equipe, liderança, empatia e outras habilidades que adquiriu e desenvolveu como técnico de futebol e espelha seus resultados em situações no dia-a-dia das empresas.

Títulos:

Como Jogador:

São Paulo:

- Campeonato Paulista (1975)
- Campeonato Brasileiro (1977)

Puebla:

- Campeonato Mexicano (1983)

Como Técnico:

São Paulo:

- Campeonato Brasileiro (2006, 2007 e 2008)
- Copa Master da Conmeboll (1996)
- Copa Conmebol (1994)

Shanghai Shenhua:

- Copa da China (1998)

Náutico:

- Campeonato Pernambucano (2001 e 2002)

Internacional:

- Campeonato Gaúcho (2003 e 2005)

São Caetano:

- Campeonato Paulista (2004)

Fluminense:

- Campeonato Brasileiro (2010)

Santos:

- Campeonato Paulista (2011 e 2012)
- Copa Libertadores da América (2011)
- Recopa Sul-Americana (2012)

Prêmios:

- Melhor Treinador do Campeonato Brasileiro (2005, 2006, 2007, 2008, 2010)
- Melhor Treinador do Campeonato Brasileiro (Troféu Mesa Redonda) (2010)

Temas de Palestras:

- Esporte;
- Futebol;
- Planejamento e Estratégia;
- Trabalho em Equipe/Disciplina;
- Motivação;
- Liderança;
- Superação;
- Competitividade;

Tipos de Trabalhos:

- Comentarista Esportivo;
- Jornalista Esportivo;
- Presença VIP;

AT 05-22
Mande-nos uma Mensagem