Augusto de Franco

TEMAS


Augusto de Franco



Augusto de Franco é escritor, palestrante e consultor. É o criador e um dos netweavers da Escola-de-Redes, uma rede de pessoas dedicadas à investigação sobre redes sociais e à criação e transferência de tecnologias de netweaving.

É autor de várias dezenas de livros e textos sobre desenvolvimento local, capital social, democracia e redes sociais.

Carreira Política


O primeiro membro de seu clã a obter um mandato eletivo foi seu irmão, Valter do Prado Franco, eleito senador pela UDN em 1945 e nessa condição ajudou a elaborar a Constituição de 1946.

Com a deposição do presidente João Goulart e a instauração do Regime Militar de 1964, logo foi imposto o bipartidarismo e nisso Augusto Franco optou pela ARENA sendo eleito deputado federal em 1966 e senador em 1970.nota 1 Preterido por José Rollemberg quando o presidente Ernesto Geisel escolheu o novo governador de Sergipe em 1974, foi escolhido governador pelo próprio Geisel em 1978.

Em novembro de 1979 o Congresso Nacional aprovou projeto restaurando o pluripartidarismo e nisso ingressou no PDS, o novo partido governista.

Renunciou ao mandato por ocasião das eleições de 1982 e foi eleito para o seu segundo mandato de deputado federalnota 2 com a maior votação proporcional do país.nota 3 Ausente da votação da Emenda Dante de Oliveira, foi aclamado presidente do PDS em meio a crise deflagrada com a renúncia do senador José Sarney.

No Colégio Eleitoral votou em Paulo Maluf que foi derrotado por Tancredo Neves. Seu último ato político foi a filiação ao PFL visto que não disputou a reeleição em 1986.

Com o passar dos anos assumiu a presidência da Fundação Augusto Franco, sendo que a sede do governo sergipano foi rebatizada em sua homenagem.

Livros:

Empreendimentos em rede: tendências e desafios.
A Terceira Invenção da Democracia.
Os 7 dias que abalaram o Brasil.
Netweaving Technologies | PROCESSOS DE REDE EM EMPRESAS.
Democracia: um programa autodidático de aprendizagem.
A nova política.
Bem-vindos aos novos mundos-fluzz.
Vida e morte das empresas na sociedade em rede.
Resista à tentação de pertencer a um grupo.
Roteiro para uma investigação aberta sobre OpenScience.

Temas de Palestras:

- Educação
- Política
- Empreendedorismo
- Inovação

AT 09-08