Ronaldão

TEMAS


Ronaldão



Ronaldo Rodrigues de Jesus, mais conhecido como Ronaldão, é um ex-futebolista que atuava como zagueiro, lateral-esquerdo ou volante.

De físico avantajado, tornou-se um dos símbolos das conquistas do São Paulo no início da década de 1990. Fez o último gol da disputa por pênaltis na decisão da Recopa Sul-Americana de 1993, contra o Cruzeiro, garantindo o título para o Tricolor Paulista.

Ronaldão também passou por clubes como Flamengo, Santos e também pela Seleção Brasileira, onde foi tetra-campeão jogando pela Copa do Mundo em 1994.

Pode ser, mas é difícil encontrar na atualidade um defensor com tantos títulos acumulados. Ele começou em 1985 no Rio Preto. No mesmo ano, chegou ao São Paulo como lateral-esquerdo.

Mas, em 1991, Telê Santana precisava de um zagueiro para substituir Ricardo Rocha, que tinha se transferido para o Real Madrid. Sob as suspeitas da torcida, Ronaldo, que por se porte físico já era chamado por todos de Ronaldão, acabou improvisado na zaga. E deu certo.

Os troféus não paravam de chegar ao Morumbi. O São Paulo conquistou o Paulistão, o Brasileiro, duas Libertadores e dois mundias interclubes, igualando-se ao grande Santos de Pelé.

Na zaga, a segurança de Ronaldão. Quando já jogava no Shiimizu, do Japão, foi convocado às pressas para integrar a Seleção Brasileira tetracampeã nos Estados Unidos, em 1994, depois do corte de Ricardo Gomes.

Como no time já havia um Ronaldo, a então promissora estrela do Cruzeiro, o aumentativo Ronaldão, de que ele nunca gostou, virou oficial e o acompanha até hoje.

De quebra, o nome Ronaldão acabou fazendo com que Ronaldo passasse a ser chamado no Brasil de Ronaldinho.

De volta ao Brasil em 1995, o zagueiro jogou pelo Flamengo, Coritiba e Santos. Em 2002, aos 37 anos, se aposentou jogando pela Ponte Preta.

Tipos de Trabalhos:

- Mestre de Cerimônias
- Presença VIP

AT 09-09