Viola

TEMAS


Viola



Paulo Sérgio Rosa, mais conhecido como Viola, é um futebolista brasileiro que atua como atacante. Atualmente, está sem clube.

Em 1988, na final do Campeonato Paulista, entre Corinthians e Guarani, o então aspirante Viola precisou jogar no lugar do titular Edmar. E aos cinco minutos do primeiro tempo da prorrogação, Viola fez o gol que deu o título ao Corinthians.

Após este início marcante como profissional, Viola passou por uma má fase em sua carreira, chegando a ficar três meses em 1989 sem marcar um gol. A cobrança da torcida era muito grande, e Viola foi jogar no São José, depois no Olímpia.

Em 1992, mais experiente, ele volta ao Corinthians, aos gols e aos títulos. Foi chamado para participar da Seleção Brasileira que ganhou a Copa do Mundo de 1994 nos Estados Unidos.

Chegou a jogar na final contra a Itália por alguns minutos da prorrogação. Conquistou, com o Corinthians, em 1995, os títulos do Campeonato Paulista e da Copa do Brasil.

A exposição internacional e a boa fase no time alvi-negro paulista levou-o a jogar no Valencia, da Espanha. Apesar de à época ter sido a contratação mais cara do clube (US$4 milhões), Viola não se adaptou à Europa.

Bateu boca com o então capitão e ídolo valenciano Fernando Gómez e, por determinação do treinador Luis Aragonés, era o único atleta a não dividir quarto.

Era ironicamente chamado pelos torcedores de Príncipe da Bell-Air, série transmitida no Brasil sob o nome de Um Maluco no Pedaço, pois, a exemplo do protagonista da atração, um rapper interpretado por Will Smith, vivia com um walkman nos ouvidos.

Tais problemas trouxeram-no de volta ao futebol brasileiro, dessa vez ao Palmeiras. Viola não conseguiu repetir no Palestra o mesmo desempenho vitorioso que teve no Corinthians, e em 1998 ele se transfere para o Santos.

Com o time de Vila Belmiro, foi artilheiro do Campeonato Brasileiro de 1998 e campeão da Copa Conmebol do mesmo ano.

Em 1999 transfere-se para o Rio de Janeiro para defender o Vasco da Gama. No mesmo ano conquista o Torneio Rio-São Paulo e no ano seguinte a Copa Mercosul e o Campeonato Brasileiro.

Em 2001 Viola volta ao Santos, mas não aos títulos, e deixa o time para jogar no Gaziantepspor, da Turquia, em busca de independência financeira.

De volta ao Brasil em 2004, ele defende o Guarani, mas não consegue impedir o rebaixamento do time de Campinas no Campeonato Brasileiro.

No ano seguinte, Viola é contratado pelo Bahia como a estrela do clube na disputa do Campeonato Brasileiro Série B de 2005.

Viola foi o jogador mais caro do elenco, ganhando cerca de R$ 70.000,00 mensalmente, e tentou justificar o investimento, marcando gols importantes. Porém o seu esforço não foi suficiente para evitar o rebaixamento do clube ao Campeonato Brasileiro Série C.

O Bahia não regressou à Série A, porém Viola sim. Ainda em 2005, Viola transferiu-se para o Flamengo, confirmando os boatos que davam conta de negociações com o clube carioca.

O jogador foi contratado com a missão melhorar o desempenho do ataque rubro-negro, naquele momento o pior da competição. Ironicamente, Viola não chegou a atuar pelo clube carioca.

Em fevereiro de 2007, foi contratado pela UNITRI para jogar no Uberlândia o Módulo II do Campeonato Mineiro.8 Após apenas 2 gols e muita indisciplina, acabou dispensado do clube antes da fase final deste campeonato.

Em 2008, voltou ao Rio de Janeiro, agora para defender o Duque de Caxias no campeonato carioca.

O jogador assinou um contrato de quatro meses e foi a principal contratação do clube, que voltou à primeira divisão do campeonato carioca. No segundo semestre de 2008 o atacante acertou com o Angra dos Reis para disputar a Segunda Divisão do Campeonato Carioca.

No dia 16 de dezembro de 2008, o Resende, time da primeira divisão carioca, anuncia a contratação do atacante. Viola foi apresentado pela equipe em 9 de janeiro de 2009.

Após a passagem um pouco apagada pelo time carioca, Viola começou a excursionar pelo país atuando em partidas de Showbol.

No início de 2010, foi anunciado como o grande reforço do time do Brusque para a disputa do Campeonato Catarinense.

Em 27 de junho de 2010 Viola jogou pelo Umuarama (tigrão) perdeu do Coritiba por 3 a 0 em memória do aniversário da cidade de Umuarama de 55 anos.

No mesmo ano, participou do reality show A Fazenda 3, da Rede Record. Foi o sétimo eliminado da atração com 76% dos votos, maior taxa de rejeição da história do programa.

Em 2013, estreia pelo Grêmio Osasco, mas pela fraca campanha do clube se encerra o contrato com o mesmo. Em 12 de abril é anunciado como novo reforço do Tanabi Esporte Clube do interior de São Paulo para a disputa da Segunda Divisão Paulista.

Temas de Palestras:

- Esportes - Futebol
- Liderança
- Motivação
- Trabalho em Equipe / Disciplina

Tipos de Trabalhos:

-
Presença VIP
- Esportes

AT 07-09