Bernardo Leite

TEMAS


Bernardo Leite



Sua formação como um renomado psicólogo especializado em Administração de Empresas é aliada a 20 anos de experiência em diversos segmentos empresariais em nível gerencial e diretivo.

Sua atuação como especialista em comportamento organizacional compreende atividades de consultoria desde 1980 desenvolvendo trabalhos de Consultoria em Gestão, Desenvolvimento Organizacional, Liderança Planejamento Estratégico de Gestão e Negócios e ações de Coaching Personalizado a Executivos.

O trabalho de Bernardo Leite Moreira é conhecido através de publicações, estudos e artigos nos principais canais de comunicação nacionais, como a Revista Exame, jornal Profissional e Negócios da Central de Negócios, Pequenas Empresas e Grandes Negócios online, entre outras, contando mais de duas dezenas de sites especializados. É um dos articulistas mais lidos em diversos portais do mercado.

No campo acadêmico, possui uma larga experiência, que inclui diversas universidades e em nível de pós-graduação. Atualmente ministra cursos e palestras no Instituto Mauá de Tecnologia - Centro de Educação Continuada de Engenharia e Administração – CECEA e é professor convidado da FGV-SP - GVPEC.

Autor dos livros “Ciclo de Vida das Empresas”, que enfoca o comportamento organizacional sob o prisma do empreendedor e do livro "Dicas de Feedback", lançado no segundo semestre de 2009 e já na segunda edição.

A experiência de Bernardo Leite Moreira é intensamente divulgada como palestrante e articulista na área de gestão e estratégia com vários artigos e estudos publicados.

Foi presidente da Associação Paulista de Gestores de Pessoas (AAPSA – 2003 – 2005). Apresentou, por quatro anos o Programa de TV – Profissional e Negócios, entrevistando empresários e profissionais de Recursos Humanos.

Temas de Palestra:

AVALIAR É GERENCIAR

Avaliar é gerenciar: Ao contrário da impressão de reduzir a função de gerenciamento a atividades muito estritas o nosso objetivo é o de explorar, mais abrangentemente, as responsabilidades e o ferramental disponível para esse função estratégica.

Programa da Palestra

Avaliar é gerenciar ou gerenciar é avaliar (eis a questão). Afinal, o que é gerenciar?
C.O.M.O. gerenciar?
Controle e análise
Organização e Monitoramento
Orientação
O PDCA no gerenciamento
As ferramentas disponíveis para o gerenciamento
Jogo da pergunta
Definição de expectativas e responsabilidades
Indicadores
Feedback
O que é resultado.

COMUNICAÇÃO E FEEDBACK

Costumo afirmar que, no mínimo, 100% das empresas têm problemas de comunicação. E não vai nenhum exagero na afirmação. Peter Drucker afirmava que “mais de 60% dos problemas administrativos nas empresas é decorrente de falhas na comunicação”. Mas é na Gestão de Pessoas que a Comunicação e o Feedback assumem importância superlativa.

Programa da Palestra:

A importância da “nova liderança” e o novo perfil do profissional nas empresas
O real significado da comunicação e sua importância na liderança
O que é feedback e qual o seu papel
Porque é difícil / a força das resistências psicológicas naturais
Como deve ser a ação motivacional por meio da comunicação e feedback
Venha descobrir porque “Não há desenvolvimento sem o feedback”
E a “Técnica da pergunta no Feedback”.

A PRÁTICA DO FEEDBACK

Feedback é a ferramenta de gestão que possibilita o desenvolvimento profissional. Nesse sentido é determinante para a boa gestão. É, também, procedimento essencial no contato com clientes e com o público em geral.

Programa da palestra:

Porque temos que trabalhar com o feedback?
Porque é difícil praticar o feedback. Tanto para quem dá o feedback como para quem recebe.
Como vencer os “bloqueios” no feedback.
Porque as pessoas sempre tem resistências.
O feedback no dia a dia.

EMPREENDEDORISMO CORPORATIVO

Desenvolver nossa competência empreendedora, assumir riscos, ter a mudança como desafio são atitudes chaves para o sucesso profissional e empresarial.
Nesta palestra será apresentada uma visão geral do empreendedorismo, destacando-se as atitudes e comportamentos do empreendedor corporativo na sua missão de realizar dentro da empresa. Objetivamos estimular e motivar os participantes a encontrar caminhos que possam desenvolver suas competências para a criatividade e inovação. Se pudesse sintetizar o conceito de empreendedor diria que é “o profissional que faz”. Esse é o valor diferencial dos profissionais que desenvolvem um perfil empreendedor. Todas as empresas precisam desse perfil profissional. O potencial está presente, precisamos desenvolve-lo.

Programa da Palestra:

Conceitos sobre empreendedorismo e empreendedor;
O empreendedor corporativo e suas principais características;
A sobrevivência e o sucesso do empreendedor coorporativo na moderna organização;
A carreira e seus desdobramentos
Os diferentes perfis
Fatores indispensáveis no desenvolvimento da carreira
O empreendedorismo pode ser adquirido, ensinado e aprendido?
Perfil do Empreendedor
Cuidados na administração dos empreendedores na empresa.

O RELACIONAMENTO INTERPESSOAL “MOVE MONTANHAS”

Relacionamento Interpessoal é fator chave para resultados sustentáveis. Neste curso você perceberá que, além de permitir um melhor clima organizacional, com maior colaboração mútua, um adequado relacionamento interpessoal facilita soluções e reduz desgastes e despesas desnecessárias.

Programa da Palestra

Porque Relacionamento Interpessoal importa para os negócios?
Porque existem conflitos dentro das organizações
Algumas razões para dificuldades de relacionamento.
Alguns “antídotos” para problemas de relacionamento interpessoal
A importância da “percepção” na relação com os outros e com a empresa.
A tríade: Autoconhecimento / Feedback / Relacionamento – a fórmula para o Sucesso!

O TRIO MÁGICO DA GESTÃO DE PESSOAS

Liderança faz toda a diferença nos negócios e, mesmo que alguns tenham mais aptidão que outros, esta é uma competência que pode ser desenvolvida.

Programa da Palestra:

A “nova liderança”
O perfil dos novos profissionais
Líderes podem ser desenvolvidos
O trio mágico;
A liderança e suas características de ação
A motivação e sua relação com o exercício da liderança
A comunicação como ferramenta essencial da liderança
Um plano de ação de desenvolvimento da liderança

AT 10-08