Bernardinho

TEMAS


Bernardinho



Tecnico da Seleção Brasileira de Volei e levantador eterno reserva do habil William, ele é, antes de tudo, um homem perseverante, tenaz. Tornou se treinador e levou esse perfil para as equipes que comanda.

Não demorou a fazer o mesmo em palestras motivacionais.

Bernardinho é capaz de operar o que alguns especialistas do vôlei classificam como autênticos milagres, como fazer o gigante Rodrigão, até então um meio de rede que se destaca apenas pelos seus 2,05 metros de altura, em um eficientíssimo bloqueador, titular da melhor seleção do mundo. É um de seus pontos fortes, motivar, fazer com que acreditem que é possível ir além.

Essa capacidade de motivar as pessoas é utilizada como trunfo por empresas que o contratam para bem sucedidas palestras.

A agenda de Bernardinho é apertada, afinal, a seleção de vôlei está quase que permanentemente treinando e disputando títulos pelo mundo. Isso faz com que sua presença em eventos de organizações torne se mais rara, e cara.

A apresentação do que chama de Roda da Excelência costuma impressionar os espectadores. Com ela, ele mostra que um trabalho deve girar sobre o eixo do planejamento. É importante ter metas, mas também é fundamental planejar cuidadosamente cada passo para atingi las, costuma repetir.

Outras frases de Bernardinho martelam as cabeças de quem acompanha suas palestras com atenção: A vontade de se preparar tem que ser maior do que a vontade de vencer.

Vencer será consequência da boa preparação, repete ele. Para o técnico, se cada pessoa levar essa mentalidade para a própria vida, é possível alcançar um patamar de excelência.

Bernardinho costuma ser objetivo e faz ligações entre a situação vivida pelo pessoal da companhia e aquelas que ele vivenciou, e ainda enfrenta no próprio dia a dia como treinador.

Os elogios chovem. Há quem saia dos eventos dizendo que a palestra do Bernardinho é um verdadeiro ace, o ponto marcado no saque num jogo de voleibol.

A busca da excelência, além de tema central, é sua meta constante.

Obcecado pela vitória e pela perfeição, o ex levantador também costuma se preocupar com a derrota, para que ela não abale a ponto de impedir que o time se levante novamente.

Por isso, lembra sempre a todos: A vida nem sempre é feita de sucessos. O nosso compromisso não é ganhar, é continuar fazendo.

E vai além, frisando que uma equipe só funciona bem com integração, esforço e respeito mútuo de todos. Seja qual for o ambiente de trabalho, uma quadra, um gramado, um escritório, uma fábrica.

Bernardinho admite que se transformou num grande técnico mais por obstinação do que por talento. Trabalhe para resistir e responder à altura a todos esses novos desafios, ensina.

Hoje, ele lidera, planeja e usa métodos que fazem com que consiga seus objetivos.
Se isso funciona nos treinamentos e jogos, quando ele aparece na TV, aos berros, mantendo seus jogadores absolutamente ligados, nas palestras não é diferente.

A única mudança é nas reações. Como não há uma bola no ar e um ponto decisivo em jogo, ele mantém a calma. Sorte do público.

Suas Palestras

Em Busca da Excelência

A palestra ministrada pelo técnico da Seleção Brasileira de vôlei e técnico da equipe Rexona Ades, um dos nomes mais expressivos da modalidade no mundo, aborda, entre outros, temas como a administração de equipes e a diversificação de fatores profissionais e emocionais.

Os tópicos abordados são:

- Trabalho em Equipe;
- Liderança;
- Motivação;
- Disciplina;
- Concentração;
- Perseverança;
- Comunicação;
- Comportamento;
- Definição de metas;
- Coaching.

Em resumo, Bernardinho profere sobre a história da sua vida, valores do esporte, desafios, dedicação, amor, garra e conquistas.

Temas das Palestras

- Cases de Sucesso
- Competitividade
- Comunicação Corporativa - Expressão Verbal
- Criatividade e Inovação
- Esportes
- Gestão de Pessoas
- Liderança
- Marketing e Comunicação
- Motivação
- Palestra Show
- Presença Vip
- Superação de Desafios e Mudanças
- Trabalho em Equipe e Disciplina

AT 10-08