Júnior Baiano

TEMAS


Júnior Baiano



É um ex-futebolista brasileiro que atuava como zagueiro e em 2012 iniciou a carreira de treinador de futebol.

Júnior Baiano começou sua carreira em 1989, jogando no Flamengo, onde chegou a marcar 32 gols.

Além do Flamengo, Júnior Baiano também passou pelo São Paulo, Palmeiras e Vasco da Gama, e em todos esses clubes conseguiu conquistar títulos importantes.

Em 1997, integrou a Seleção Brasileira, que conquistou a Copa das Confederações, e depois juntou-se à equipe que foi à Copa do Mundo de 1998, retornando com o vice-campeonato.

Sua passagem na Copa foi marcada pelo controverso pênalti sobre o norueguês Tore André Flo, e que acabou decretando a vitória dos nórdicos.

Ele foi um dos reforços contratados pelo Vasco da Gama em 2000, e fez uma série de revelações sobre o ex-clube: se declarou vascaíno e disse que todos que pensaram que seu clube de coração era o Flamengo tinham se enganado, e que seu primeiro clube a participar na infância se chamava Vasquinho.

Longe dos gramados brasileiros, Júnior Baiano jogou no Werder Bremen, prestigiado clube da Alemanha, e no Shanghai Shenhua, um dos principais times da China.

Em 2004, após dois anos seguidos na China, retornou ao Flamengo, porém, no final de 2005, um grave desentendimento com a diretoria rubro-negra forçou-o a deixar o clube. Depois do episódio Júnior Baiano anunciou que estaria se aposentando.

Entretanto, após ficar sem jogar um ano inteiro, retornou à ativa, jogando pelo América do Rio, no Campeonato Carioca de 2007. Tendo feito um bom torneio pelo América, terminada a competição, acertou sua ida para o Brasiliense.

No time amarelo de Brasília, ele começou bem.

No entanto, depois de algumas falhas foi para o banco de reservas. Anunciou novamente sua aposentadoria em 2008, e novamente voltou atrás e jogou o Campeonato Carioca pelo Volta Redonda.

Entre o fim de junho e início de julho, ele acertou sua transferência para o Macapá, sendo esta sua primeira aventura fora do Centro-Sul do Brasil.

Em seguida, Júnior Baiano se transferiu para os Estados Unidos para disputar a USL First Division, onde atuou pelo Miami FC, que era comandado por Zinho, seu amigo e ex-companheiro de Flamengo e Palmeiras.

Seu primeiro trabalho, após pendurar as chuteiras, foi como estagiário de Wanderlei Luxemburgo e em 2012, começou a carreira de treinador, no modesto Santa Helena, da segunda divisão goiana.

Um dos clubes que o demitiu, não assumiu que a demissão era pela sua opção sexual, e por namorar Jorge Lafon.

Temas de Palestras

- Esportes
- Futebol
- Presença Vip
- Mestre de Cerimônias



 

 

AT 06-09