Thiago Feijão

TEMAS


Thiago Feijão



As ideias rapidamente desencadeadas e as orelhas que ficam vermelhas conforme a empolgação são reflexos de uma mente que não para um segundo. Thiago Feijão, 22, tem uma biografia que não cabe na sua idade.

O aluno de engenharia mecânica do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) já trabalhou em banco de investimento, foi consultor do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), deu aula em escola pública, foi presidente da Casd, uma ONG que prepara jovens que não têm acesso à educação de qualidade para o vestibular e fundou outras duas – a Casdinho, para alunos do ensino fundamental, e o Instituto Semear, que ajuda a população de baixa renda a se manter na universidade. Quase tudo ao mesmo tempo.

No auge do acúmulo de projetos paralelos, um mentor seu da Fundação Estudar, de onde também era bolsista, lhe fez uma pergunta: por que ele acordava todos os dias de manhã para fazer tudo isso? Feijão não sabia. O banqueiro carioca que lhe dava dicas para a carreira disse que enquanto ele não soubesse a resposta, não o receberia.

Feijão entendeu então que, se focasse sua energia em um só projeto, teria a possibilidade de fazer algo maior. Seis meses depois, o jovem voltou com a resposta ao seu mentor. Ele fazia tudo aquilo porque queria promover impacto social. E que, sim, ele reuniria sua capacidade em um só esforço, o QMágico.

Lançado há uma semana, o QMágico é um site que oferece 700 vídeos gratuitos de todo o conteúdo do ensino básico de matemática. Além de oferecer os vídeos, o QMágico tem duas partes que são vendidas e que garantem a sustentabilidade do negócio.

Uma é a plataforma que escolas e governos podem comprar com ferramentas digitais que potencializam o aprendizado dos estudantes e a outra é um serviço de treinamento para capacitar os professores a usarem as tecnologias da informação em sala de aula. (leia detalhes sobre o QMágico em matéria do Porvir) “Meu negócio é social business. Eu queria dar aos outros as oportunidades que eu tive”, diz o jovem todas as vezes que é possível, repetindo sua preocupação em melhorar a educação brasileira.

Temas de Palestras

Educação / Educadores
Motivação
Trabalho em Equipe / Disciplina
Superação de Desafios / Mudanças