Ruy Ohtake

TEMAS


Ruy Ohtake



Ruy Ohtake é um dos maiores nomes da arquitetura e do design de móveis contemporâneo brasileiro Suas obras são sempre despretensiosamente simples, mas, ao mesmo tempo, muito ousadas e inusitadas. Nas edificações que criou, pode-se ver uma expressividade muito leve, obtida através das curvas – a maioria em concreto –, por mais complexas que sejam as formas. São essas e muitas outras características que fazem o trabalho de Ohtake ser reconhecido como vanguardista e servir de inspiração para muitos outros profissionais.

Formado pela FAU – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, em 1960, o arquiteto paulista Ruy Ohtake vem imprimindo uma linguagem própria em mais de 300 obras realizadas no Brasil e no exterior. Em sua arquitetura, mescla a pesquisa tecnológica, atenta a nossa indústria de construção, com depurada e original plasticidade. Graças a isso, a sua obra logra o difícil êxito de ser a um só tempo autoral e sensível às nossas condições e necessidades.

Comprometido em realizar uma arquitetura brasileira contemporânea, tendo a inovação como princípio, Ruy Ohtake consegue colocar a sua marca em projetos para os mais variados fins: obras públicas, escolas, cinemas, teatros, edifícios de apartamentos e de escritórios e residências.

É reconhecido tanto no cenário nacional, como no internacional, como um dos proeminentes arquitetos, cuja obra tem sido referência, além de motivo de estudos e análises para trabalhos de graduação e pós-graduação de estudantes brasileiros e europeus.

São suas características, a exuberância criativa, a vontade de inovar, acreditando na contemporaneidade, como fator artístico, arquitetônico e urbano.

No ano de 1999, Ohtake foi convidado para fazer parte do 20.º Congresso da União Internacional de Arquitetos, em Pequim, ao lado de Jean Nouvel e Tadao Ando. De acordo com Oscar Niemeyer, Ohtake é um dos mais legítimos representantes da arquitetura brasileira

Em Junho de 2012 Ohtake recebeu a Medalha de Anchieta e Diploma de Gratidão pela Câmara Municipal de São Paulo, através do político Chico Macena, como homenagem e reconhecimento por toda sua obra na Cidade de São Paulo, principalmente as obras voltadas para projetos sociais no bairro de Heliópolis.

A presença de sua obra no espaço urbano é marcante, podendo ser facilmente reconhecida.

Consequentemente, ela é apreciada não só por arquitetos, professores e intelectuais, mas por pessoas das mais diferentes origens e formações.

As questões urbanas e sociais estão presentes em preocupações e formulações de projetos. Sua trajetória inclui vários trabalhos com esse enfoque.

Foi vencedor de diversos concursos de arquitetura, além de receber importantes prêmios, que se constituem em um reconhecimento de suas propostas, valorizando a arquitetura e a cultura nacionais, manifestações que se tornaram muito significativas nos últimos 50 anos.

Sobre suas obras foram editados livros e ensaios, com textos elaborados por estudiosos, críticos e historiadores e professores de arquitetura, além de jornalistas especializados no cotidiano urbano.

Algumas Obras de Ruy Ohtake:

- Ohtake Cultural
- Hotel Unique
- Centro Cultural
- Renaissance São Paulo Hotel
- Terminal Sacomã, em São Paulo
- Edifício Fundação Carlos Chagas, em São Paulo
- Estádio Walmir Campelo Bezzera, em Gama

Temas de Palestras:

- Arquitetura e Decoração
- Planejamento e Estratégia
- Criatividade e Inovação
- Empresários / Executivos de Sucesso
- Sustentabilidade / Meio Ambiente
- Plano Piloto de Brasília, como cidade e como arquitetura.
- A gestão de aglomerados urbanos
- Método construtivo
- Estruturas metálicas do Aquário do Pantanal
- Arquitetura enquanto Arte
- Criatividade em Arquitetura: Minha Experiência Pessoal


AT 09-09