Popó - Acelino de Freitas

TEMAS


Popó - Acelino de Freitas



Acelino "Popó" Freitas é um ex-pugilista e político, tetracampeão mundial em duas categorias diferentes de boxe. Popó foi candidato a Deputado Federal pela Bahia, em 2014, pelo Partido Republicano Brasileiro e não foi eleito para novo mandato, obtendo 23.017 votos. Em 2017, Popó fez sua luta de despedida do boxe.

Carreira no boxe:

Medindo 1,65 m e pesando cerca de 70 kg, Popó teve uma carreira vitoriosa. Como amador, foi medalhista de prata nos Jogos Pan Americanos de Mar del Plata, em 1995. Como profissional, conquistou 4 títulos mundiais e, com o mexicano Alfonso Zamora, detém o recorde de maior sequência de nocautes até chegar a um título mundial: 21. Popó tem Quatro títulos mundiais, 83 vitórias como pugilista amador, campeão sulamericano e recorde de nocautes em lutas consecutivas. Chegou a ultrapassar a marca de Mike Tyson.

Carreira Política:

Popó se lançou candidato a deputado federal pela Bahia nas eleições de 2010 pelo Partido Republicano Brasileiro. Inicialmente, não foi eleito como deputado, ficando na primeira suplência. Mas, devido à indicação do deputado Mário Negromonte para o Ministério das Cidades, Popó herdou a vaga e foi diplomado como deputado federal da Bahia. Em 21 de novembro de 2012, votou favoravelmente ao parecer pela admissibilidade à Proposta de Emenda à Constituição, conhecida por PEC da Impunidade, em reunião deliberativa da Comissão Especial. Tentou a reeleição nas eleições de 2014, mas não obteve êxito.

Conquistas e honrarias:

- Medalha de Prata - Jogos Pan-Americanos de Mar del Plata-95
- Recorde Mundial - Maior sequência de nocautes até chegar a um título mundial: 21
- Três títulos de campeão mundial pela OMB (Organização Mundial de Boxe) e um pela AMB (Associação Mundial de Boxe), em duas categorias de peso diferentes (super-penas e peso-leve).
- 29 nocautes consecutivos,
- Supercampeão Mundial de Boxe (honraria conquistada após dez defesas de cinturão)

Temas de Palestras:

- Esportes
- Lutadores
- Competitividade
- Liderança
- Motivação
- Resultados
- Trabalho em Equipe / Disciplina