Alexandre Garcia

TEMAS


Alexandre Garcia



Alexandre Garcia é Jornalista, Apresentador e Comentarista de Telejornais, Colunista Político e Conferencista.

Cobriu quatro guerras (Angola, Líbano, Namíbia e Malvinas) e recebeu da Rainha Elisabeth II a Ordem do Império Britânico.

Agraciado com 18 condecorações nacionais e escolhido, pelo voto secreto dos estudantes de Brasília, como Personalidade do Ano de 1996.

Autor dos livros "João Presidente" e "Nos Bastidores da Notícia", que venderam mais de 80 mil exemplares.

Durante a época da ditadura militar brasileira, afastou-se das redações para atuar como secretário de imprensa do governo João Baptista Figueiredo, o último militar a presidir o país.

Passou pelo Jornal do Brasil e pela TV Manchete antes de ir para a Globo.

Ao entrar para a Globo no fim dos anos 80, como repórter especial dos principais jornalísticos da casa, como Jornal Nacional e Jornal da Globo, e apresentando um quadro de crônicas no Fantástico. em seguida  apresentou o DFTV.

No canal, cobriu a promulgação da Constituição de 1988 e as eleições presidenciais de 1989. Foi um dos mediadores dos dois debates entre Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Collor que aconteceram antes do segundo turno das eleições e que acabaram arranhando a imagem da emissora posteriormente.

Garcia foi diretor de jornalismo da sucursal da Globo entre 1990 e 1995. Também nessa época, passou a atuar como comentarista político no Jornal da Globo e, em 1996, ganhou a apresentação do programa Espaço Aberto,na GloboNews e Também na capital federal.

Em 2015 faz parte também do grupo de apresentadores que se revezam na bancada do Jornal Nacional aos sábados e participa do Bom Dia Brasil trazendo de Brasília os comentários de política.

Participou de varias Edições do Premio Comunique-se até em setembro de 2015 ser anunciado como vencedor.

Foi comentarista de política e segurança pública do Bom Dia Brasil.

Em 28 de dezembro de 2018, Alexandre deixou a Rede Globo após trinta anos.

Atualmente possui seu canal no youtube, atua como colunista político dentro da coluna "Bastidores" do Jornal da Cidade, comandado pelo jornalista José Carlos Magdalena, e Também comentarista da Rádio Metrópole, comandada por Mário Kertész em Salvador, Bahia.

Temas das Palestras:

- Jornalistas
- Economia - Cenário Nacional e Internacional
- Politica - Jornalistas 
- Politica - Economia 
- Ética 

Tipos de Trabalho: 

- Moderador de Debates
- Radialistas
- Telecomunicação
- Apresentadores 


AT 09-09