Marco Tulio Zanini

TEMAS


Marco Tulio Zanini



Diretor da Symballein. Professor nas áreas de Liderança, Gestão Estratégica de Pessoas, Ética Aplicada aos Negócios e Gestão de Ativos Intangíveis. Pioneiro no Brasil no tema Confiança nas Empresas e Gestão Integrada de Ativos Intangíveis.

Foi o coordenador da pesquisa internacional Trust Inventory Project (TIP) realizada na Alemanha que resultou no maior banco de dados do mundo sobre o tema Confiança nas Empresas. Professor e Coordenador do Mestrado Executivo da FGV no Rio de Janeiro e Professor Associado da Fundação Dom Cabral.

Possui mestrado e doutorado em Gestão Empresarial. Doutorou-se pela Universidade de Magdeburg na Alemanha, onde gerenciou projetos de pesquisa e trabalhou como professor visitante e pesquisador nas áreas de gestão estratégica do valor intangível e ética aplicada à economia das organizações.

Especialista no Diagnóstico Estratégico de Ativos Intangíveis (Cultura, Reputação, Relações de Confiança). Foi executivo e consultor em empresas de grande porte, no Brasil e no exterior, tendo atuado em vários projetos de intervenção e desenvolvimento organizacional em empresas como: Petrobrás, TAM, Metalfrio, Braskem e Gov. do Estado do Rio de Janeiro.

Gestor de Programas para o Desenvolvimento de Executivos, foi responsável pela concepção e gestão de programas de desenvolvimento organizacional para várias empresas, dentre as quais: Bradesco, Vivo, Ipiranga, Petrobrás, Santander, Embraer e BRQ.

Responsável por Programas de Parcerias com Alto-Executivos em diversas empresas, dentre elas: Natura, Samarco, Siemens, Albert Einstein, Vivo, Petrobrás, Braskem, LG, Mendes Junior, Santander, Cemig, Cosan, Tecban, e outros. Desenvolve pesquisas nos temas: Confiança nas Relações de Trabalho; Gestão Integrada de Ativos Intangíveis e Formação de Equipes de Alto Desempenho em Operações Especiais.

Publicou no Brasil os livros: Liderança baseada em Valores, Editora Campus 2009; Gestão Integrada de Ativos Intangíveis, Editora Qualytimark 2009 e Confiança - O Principal Ativo Intangível de uma Empresa, Editora Campus 2007; e na Alemanha: Trust within Organizations of the New Economy – A Cross Industrial Study. Deutscher Universitäts Verlag 2007.


Formação


Doutor em Management, pela Universidade de Magdeburg, Alemanha. Mestre em Gestão de Empresas, pela Fundação Getúlio Vargas - FGV. Pós-graduado em Marketing, pela Fundação Getúlio Vargas – FGV. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Univ. Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Técnico em Metalurgia pela Escola Técnica Federal do Espírito Santo.
PROJETOS DE PESQUISAS DE AGÊNCIAS OFICIAIS

Confiança em Equipes de Forças Policiais Especiais. FAPERJ - Jovem Cientista do Nosso Estado 2011.

Áreas de interesse

Confiança nas Organizações
Liderança e Alta Administração
Gestão de Intangíveis Organizacionais
Operações Especiais e Equipes de Alta Performance

Temas de Palestras

Administrador
Ética
Liderança
Marketing / Comunicação
Motivação
Planejamento e Estratégia