Vincenzo Protti

TEMAS


Vincenzo Protti



Vincenzo Protti, Obteve o título de Doutor Enólogo em 2006 depois de ter estudado Viticultura e Enologia na Universidade de Bologna e Marketing do vinho na Universidade Jiao Tong em Shanghai -China.

Atualmente trabalha no Brasil para a empresa dos EUA chamada Giowine Inc. Como gerente de mercado para as vinícolas italianas Masi e Masciarelli. Trabalhou para o Grupo Vinícola italiano Paladin SPA até janeiro 2012, nas funções: gerente de marca para a empresa Vescine, vinícola Toscana do mesmo Grupo.

Gerente de mercado na América do Norte e também na América do Sul. Enólogo responsável pela produção e pelo “blend” do vinho da Vinícola Toscana Vèscine. Nesta atividade, trabalhos junto com os enólogos Franco Bernabei e Leonardo Valenti.

Palestrante de cursos e conferencias do setor vinicolo, vendedor de vinho B2B e B2C e planejamento estratégico de mercado.

38 anos de idade e 7 de carreira desenvolvida no setor do wine educational, no comercio internacional de vinhos e no gerenciamento de vinícola para 5 anos.

Resumo das Competências

- Palestras e cursos de vinho conduzidos em todo o Brasil, nos EUA e na Europa.
- Larga experiência no varejo, estando apto a gerenciar todas as etapas e competências necessárias ao
  funcionamento de lojas de varejo de vinhos.
- Excelente comunicação e relacionamento interpessoal.
- Desenvolvimento de marcas junto aos clientes que gerem credibilidade ao produto.
- Excelentes habilidades de vendas e negociação no comércio B2B e B2C.
- promoção
- Relacionamento com imprensa especializada
- Contratação e vendas. Capacitação da força de vendas na Itália e nos Estados Unidos.

Experiência Profissional

- Palestras e cursos de vinho conduzidos em todo o Brasil
- Promoção
- Relacionamento com imprensa especializada
- Follow up e follow trough dos contatos
- Participação a feiras do setor
- Contratação e vendas

Gerente da Área de Exportação (Estados Unidos, América do Sul e China) por toda a linha de vinhos produzidos pela Empresa Paladin SPA com as seguintes marcas: Paladin, Bosco del Merlo, Vèscine, Castello Bonomi, Borghi Distillati. Carreira desenvolvida como Vendedor Comercial, com experiência na implementação de estratégias, abertura de canais de vendas ao exterior, prospecção e fidelização de clientes, follow-through a cada transação, follow-up, desenvolvimento de mercado, atuando conforme os objetivos estratégicos e diferenciais competitivos da empresa.

Gerente das lojas de vinho: Implantação e gerenciamento de lojas de varejo dos vinhos pela Familha Paladin.
Planos de marketing implementação de processos e cultura de Consumer Intelligence e inovação.
Plano de ações para geração de demanda no canal de venda direta: ações de relacionamento, apoio a abertura de novas loja, trade marketing e merchandising nas lojas e franquias, treinamento e campanhas de incentivo para equipe comercial, MKT online e ecommece.

Gerente da loja de vinho: Treinamento de equipe de garçons e atendentes da loja especializada em vinhos produzidos na região Emilia Romagna. Palestras para consumidores finais. Elaboração e apresentações de produtos a clientes.

Formação Acadêmica

2006: Doutor Enólogo Graduação universitária em Viticultura e Enologia. Università di Bologna.
Objeto do estudo: Marketing Vinícola, Viticultura, Química Enológica, Técnica de Vinificação.
2005: Bolsa de Estudo da Faculdade de Agronomia e do Banco de Crédito Cooperativo. Objeto do estudo: Pesquisa de mercado: O mercado chinês do vinho.
Jiao Tong Universidade de Shangai – China Northwest A&F Universidade
Faculdade de Enologia (Xi An), China.

Formação Adicionais

Cursos:
Maio 2005 Estágios para jovens viticultores. Associação da Cidade do Vinho.
Abril 2003 Documentação e simplificações alfandegárias para operar nos mercados estrangeiros. Câmara de Comércio de Ravenna, Itália.
Dezembro 2002 O crédito documentário. Câmara de Comércio de Cesena, Itália.
Novembro 2002 Riscos e custos no transporte internacional. Câmara de Comércio de Forlí, Itália.

Temas de Palestras

Enólogo - vinhos