Rafael Cortez

TEMAS


Rafael Cortez



Rafael Cortez, é ator, palhaço, músico e jornalista. Como ator, estudou com Roberto Vignati, Roberto Lage, Renato Borghi, Alexandre Padilha, Celso Frateschi e Silvia Leblon. Como palhaço, tirou seu DRT após estudar com Silvia Leblon e Clerouak. Atuou nos seguintes espetáculos teatrais: “Made in Brazil“, com direção de Pedro Granato (2002); “Francisco e Clara, o Musical”, com direção de Rubens Rivelino (2003); “A Casa de Bernarda Alba“, com direção de Melissa Vettore, (2003); “Contando Clássicos – Espetáculo de improvisação“, com a direção de Maximiliana Reis (2005); “Lendas e Loas“ - com Alejandra Pinel (2006); “Os Saltimbancos“ - direção da Cia. Quatro na Trilha (2004/ 2005/ 2006/ 2007) e “O Mágico de Óz“ - direção de Linaldo Telles – (2006/ 2007).

Na TV, além de diversos filmes publicitários, participou (entre os anos de 1998 e 2003) de produções independentes veiculadas nas redes CNT, Gazeta e Rede Mulher de Televisão. Está no 12º episódio da série especial de Chico Buarque – produção da R.W.R e Rede Bandeirantes, exibida em 2006 e comercializada para todo o Brasil. Na internet, deu vida ao personagem Loreno na ClicTV por cerca de dois anos.

No cinema, protagonizou, em 2001, o curta-metragem “X“, de Pedro Granato e o curta “Torta“, de Ricardo Vargas, lançado em novembro de 2009. Em novembro de 2012, dublou o personagem Félix no longa de animação “Detona Ralph”, da Disney. O filme obteve a segunda maior bilheteria nacional no verão do ano seguinte, quando estreou em todo território nacional.

Gravou quatro obras do escritor brasileiro Machado de Assis em audiolivro pela Editora Livro Falante. São elas: “O Alienista”, “Dom Casmurro” e “Memórias Póstumas de Brás Cubas“. Em 2010, lançou “Quincas Borba”, do mesmo autor. Em abril de 2012, saiu seu quinto audiolivro: “O Meu Pé de Laranja Lima”, de José Mauro de Vasconcellos, também pela Editora Livro Falante.

É também violonista erudito, com um CD demo lançado (“Solo”, de 2005) e outro, oficial, intitulado “Elegia da Alma”, lançado em maio de 2011. Tem um trabalho como compositor e arranjador de peças para violão solo e músicas populares. Apresentou dezenas de concertos clássicos e estudou com professores como Ledice Fernandes, Henrique Pinto, Edelton Gloeden, Alexandre Moschella e Badi Assad, além de participar de master-classes com Abel Carlevaro, Paul Galbraith, Fábio Zanon e Sérgio e Odair Assad.

É jornalista formado pela PUC-SP. Trabalhou em diversas assessorias de imprensa, na revista da faculdade Uni-Nove e foi colaborador de uma edição especial de Veja-SP. Esteve por quase 5 anos na Abril Digital, onde desenvolveu diversos conteúdos jornalísticos para celular. Ganhador do 32º Prêmio Abril de Jornalismo em 2007 na categoria Conteúdo para Celular. Em dezembro de 2008, recebeu o 2o Prêmio QUEM de Melhor Jornalista de TV. Foi, também, produtor de teatro e televisão por 10 anos seguidos. Tem um sólido trabalho como Mestre de Cerimônia, ator, comediante e improvisador em eventos institucionais diversos, por todo o país .

Atualmente, é contratado da Rede Record de Televisão, onde apresentou a versão brasileira do programa Got Talent, um sucesso em mais de 50 países de todo o mundo. Trabalhou por 5 anos como repórter no programa televisivo Custe o Que Custar (CQC), da Rede Bandeirantes de Televisão, onde realizou 611 gravações, entre Matérias, Documentos da Semana, Cqtestes e quadros especiais. No CQC, fez a matéria inaugural do programa e esteve à frente das principais pautas, em coberturas nacionais e internacionais – destaque para o Oscar 2012, as Oimpíadas de Londres, a Copa do Mundo da África do Sul, o Festival de Cinema de Cannes 2009, o Festival Internacional de Cinema de Veneza de 2008 e Cúpulas de Chefes de Estado em NY (EUA), Brasil, Paraguai e Perú.

Rafael Cortez atua em diversos eventos corporativos, publicitários, debates e palestras estudantis pelo Brasil. Integrou o elenco da Rádio Metropolitana FM onde apresentou as pílulas de humor intituladas “Na Pegada”. Tem um solo de comédia 100% autoral chamado De Tudo Um Pouco, com o qual viaja por todo o território nacional e já realizou mais de 100 sessões. Integra a equipe de colaboradores do portal Yahoo! Brasil, onde tem um blog com textos diversos e vídeos divertidos. Está fazendo o lançamento de seu CD instrumental em teatros, livrarias e espaços culturais de todo o país. Também viaja com apresentações de leituras e execuções musicais de seu audiolivro “O Meu Pé de Laranja Lima“, de José Mauro de Vasconcellos. Por fim, Cortez está envolvido em um projeto de sua autoria em homenagem à cantora Nara Leão: “Mulheres de Hoje Cantam a Nara de sempre” será realizado no primeiro semestre de 2014.

Temas de Palestra

1.Mestre de Cerimônias
2.Humoristas / Stand up
3.Presença Vip
4.Jornalistas
5.Publicidade