Miriam Leitão

Miriam Leitão

Miriam Leitão

TEMAS


Miriam Leitão



Miriam Azevedo de Almeida Leitão é uma jornalista e apresentadora de televisão. Atualmente ela apresenta o GloboNews Mirian Leitão e faz comentários no Bom Dia Brasil e na coluna Panorama Econômico de O Globo.

Formada na Universidade de Brasília, exerce a profissão há 40 anos. Iniciou sua carreira em Vitória, estado do Espírito Santo, tendo atuado em diversos órgãos de comunicação, seja em jornal, rádio e televisão, tais como Gazeta Mercantil, Jornal do Brasil, Veja, O Estado de S.Paulo, O Globo, Rádio CBN, Globo News e Rede Globo. Foi repórter de assuntos diplomáticos da Gazeta Mercantil e editora de economia do Jornal do Brasil.

Desde 1991 é funcionária das Organizações Globo, na época ela ganho uma coluna no Jornal O Globo. Em 1996, ela passou a ser comentarista de economia do Jornal Hoje ao lado de Fátima Bernardes. Após a saída do JH, Miriam focou na área econômica e se tornou colunista de economia do Bom Dia Brasil, assumindo função que era de Ana Paula Padrão. Em 2003 ela assumiu o Espaço Aberto Economia, substituindo Joelmir Betting que havia sido demitido por participar de comercial.

Tem seis livros publicados:

- Convém Sonhar (2010)
- Saga Brasileira: A longa luta de um povo por sua moeda (2011)
- A Perigosa Vida dos Passarinhos Pequenos (2013)
- Tempos Extremos (2014)
- A Menina de Nome Enfeitado (2014)
- Flávia e o Bolo de Chocolate (2015)
- História do Futuro: O horizonte do Brasil no século XXI (2015)

Prêmios:

Míriam Leitão é a terceira jornalista brasileira mais premiada de todos os tempos, de acordo com ranking elaborado pelo Jornalistas & Companhia, no ano de 2013.

Entre os prêmios recebidos estão: Jornalismo Econômico Ayrton Senna, Jornalista do Ano pela Ordem dos Economistas do Brasil, da Federação Internacional de Jornalistas pelo combate à desigualdade racial, o prêmio "Maria Moors Cabot" da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, Prêmio de Jornalismo Econômico Ibero-Americano de 2012, Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos de 2012. Vários Prêmios Comunique-se nas categorias de jornalismo impresso e eletrônico. Prêmio Esso de informação Científica e Ambiental em 2013, pela reportagem feita com os índios Awá com o fotógrafo Sebastião Salgado.

- Jornalismo para Tolerância (2003)
- Orilaxé (2003)
- Ayrton Senna de Jornalismo Econômico (2004)
- Camélia da Liberdade (2005)
- Maria Moors Cabot Prize (2005)
- Jornalista Econômico (2007)
- Prêmio Jabuti (2012)
- Jornalista mais admirada do país (2014)
- Prêmio Liberdade de Imprensa (2017)

Temas das Palestras:


- Economia Cenário Nacional e Internacional
- Conjecturas Econômicas e Perspectivas

Tipos de trabalhos:

- Moderador de Debates
- Apresentadores
- Jornalistas

 

 

AT 10-09