Miguel Nicolelis

São Paulo/SP


Miguel Nicolelis

Miguel Nicolelis é médico, neurocientista, pioneiro no estudo sobre a interação cérebro-máquina, e lidera pesquisas que usam esta tecnologia para o reestabelecimento de movimentos em pessoas acometidas por paralisias e doença de Parkinson.




Vídeos









Miguel Nicolelis é médico, neurocientista, pioneiro no estudo sobre a interação cérebro-máquina, e lidera pesquisas que usam esta tecnologia para o reestabelecimento de movimentos em pessoas acometidas por paralisias e doença de Parkinson.

Em julho de 2021 recebeu o título de Professor Emérito da Duke University, após ter lecionado por 27 anos nesta universidade, onde também fundou o Centro de Neuroengenharia, o qual dirigiu por 20 anos.

Em 2003, iniciou no Brasil a implantação de projetos voltados para o uso da ciência como agente de transformação social e econômica, sendo o Rio Grande do Norte o local de início desse projeto, com a criação do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS).

Ainda no Brasil, criou e lidera o Projeto Andar de Novo, que desenvolveu o primeiro exoesqueleto de membros inferiores controlado pelo cérebro humano. Foi Coordenador do Comitê Científico de Combate ao Coronavírus do Consórcio Nordeste.

É membro das Academias de Ciências da França e do Brasil, autor de 04 livros e de 220 artigos científicos até o momento. Em 2004, foi apontado pela Revista Scientific American como um dos 20 maiores cientistas da atualidade. Em 2015 a revista americana Foreign Policy o elegeu como um dos 100 pensadores de maior influência no mundo.

É autor dos livros: “Muito além do nosso eu: a nova neurociência que une cérebros e máquinas - e como ela pode mudar nossas vidas”; “Made in Macaíba – a história da criação de uma utopia científico-social no ex-império dos Tapuias”; “O Cérebro Relativístico – como ele funciona e por que ele não pode ser simulado por uma máquina de Turing”; e “O verdadeiro criador de tudo - como o cérebro humano esculpiu o universo que nós conhecemos”.

Temas de Palestras:

- Ciência como agente de transformação social;
- Impacto da neurociência ou das interface cérebro-máquina no futuro da humanidade;
- Como a ligação de cérebros e máquinas vai alterar não só a medicina, como outras áreas de vida humana;
- Como o cérebro humano criou o nosso Universo;
- Interfaces cérebro-máquina: da pesquisa básica às aplicações clínicas;
- O Cérebro como centro do Universo humano;
- Ligando cérebros às máquinas: da pesquisa básica às aplicações clínicas;
- Inteligência Artificial x Inteligência Natural: uma disputa desigual;


AT 03-24
Mande-nos uma Mensagem