Cristina Serra

TEMAS


Cristina Serra



Cristina Serra, especializada em política, trabalha com esta editoria desde a década de 1980, Trabalhou durante 26 anos na Rede Globo e atualmente é comentarista do canal de YouTube MyNews.

Cristina Serra nasceu em Belém/PA em 10 de agosto de 1963. Se formou na Universidade Federal Fluminense (UFF), mas fez parte do curso na Universidade Federal do Pará (UFPA)

A militância estudantil aproximou-a da Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos, que editava o jornal Resistência, onde começou a trabalhar como repórter em 1982. Era uma publicação com notícias políticas e de cotidiano, que fazia oposição ao Regime Militar.

No Rio de Janeiro, Cristina fez um estágio no jornal O Globo e na Tribuna da Imprensa, onde cobriu a campanha das Diretas Já (1984).

Logo após se formar, foi para a reportagem política do Jornal do Brasil, onde cobriu a campanha eleitoral para Governador do Estado do Rio de Janeiro em 1986 e a campanha presidencial de 1989. Teve uma rápida passagem pela revista Veja, em 1989, e voltou para o JB em seguida.

Entrou na TV Globo em 1992. Foi repórter do RJTV e do Bom Dia Rio, até ingressar na editoria de política, em 1995, a partir de Brasília/DF.

Uma das matérias de grande repercussão foi feita em 1997, na prisão de Jorgina de Freitas, advogada e procuradora do INSS que organizou um esquema de desvio de verbas de aposentadorias, uma fraude de R$ 500 milhões.

Entre 2002 e 2005, foi correspondente em Nova York para a TV Globo. De volta ao Brasil, chegou a co-apresentar o Jornal das 10, da GloboNews, a partir de Brasília/DF, além de fazer reportagens de política e de jornalismo geral para a TV Globo.

No início de 2012, a repórter esteve na Antártida, onde visitou a base chilena e a base brasileira de pesquisa e conversou com cientistas brasileiros e no mesmo ano começou a participar do quadro Meninas do Jô, do Programa do Jô.

Em 12 de março de 2018 estreou como comentarista do canal de Youtube MyNews, no programa "Segunda Chamada" apresentado por Antonio Tabet e com participações de Mara Luquet, Gabriel Azevedo e Mariliz Pereira Jorge.

Temas de Palestras:

- O Brasil está em crise! E agora?
- Amazônia, reportagem e tecnologias
- Jornalismo

Tipos de Trabalho:

- Jornalistas
- Moderador de Debates
- Política

at 7-8