Ciro Bondesan dos Santos

TEMAS


Ciro Bondesan dos Santos



Formado em Engenharia Industrial Metalúrgica, na Universidade Federal

Fluminense, em Volta Redonda 1964, graduou-se em Economia na Univap em São José dos Campos.

Trabalhou no desenvolvimento do avião Bandeirante de 1967 até 1970, sendo posteriormente o nono empregado registrado na EMBRAER, onde foi chefe da Nacionalização desta empresa. Saiu da EMBRAER em 1978, tornando-se empresário no ramo de instrumentos musicais e no setor automobilístico.

Durante este tempo foi presidente de Rotary Club em sua cidade, Chefe da delegação de intercâmbio às Filipinas pela Fundação Rotaria em 1991. Escreveu inúmeros artigos no Jornal Regional Ö Vale-paraibano sobre problemas sociais, políticos e econômicos da região. Radialista durante anos, onde atuou como comentarista econômico e político das Rádios Piratininga e Metropolitana nos Jornais Falados matinais. Exerceu o cargo de tecnologista pleno no Instituto de Fomento Industrial do Comando Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA) onde se aposentou em 4 de julho de 2010.

Assim, Ciro alem de pioneiro da EMBRAER dedicou grande parte se sua vida profissional a Indústria Aeronáutica Brasileira também na consolidação do CLUSTER AEROESPACIAL BRASILEIRO. Pianista, acordeonista e tecladista sem nunca ter estudado musica, é autodidata,e, mesmo sem muita técnica , consegue agradar a quem o ouve tocar as musicas cantadas por sua mãe e tio, bem como Bossa Nova, Rocks, etc.

Atualmente além de Palestrante, é consultor em Projetos de OFFSET (Transferência de Tecnologia e compensação comercial e industrial em projetos de tecnologia avançada)

Trabalho publicados na ABM ( Associação Brasileira de Metais) nos anais de Congressos anuais realizados , Tais como Metais e ligas utilizadas na atual Industria Aeronáutica Brasileira(1974). Participou de grupo de trabalho no PMR- CTA onde publicaram uma Industria Hipotética de Obtenção de Níquel pelo processo de cloração, uma instalação para obtenção de Titânio por Cloração na década de 70.

Ciro tem grande conhecimento sobre a Industria 4.0. Lançou recentemente um livro que é considerado uma Cartilha de Tecnologia, já sendo objeto de grupos de trabalho em Faculdades.

Mostra que a alta tecnologia (não é só TI), pois as empresas que tiveram a noção dos dias de hoje há 50 anos atrás são multinacionais (EMBRAER, NATURA e AMBEEV) com precisão, define tecnologias e as classifica o empreendedorismo e como aplicá-lo.

Mostra o século XXI, como século dos artefatos e aeronaves espaciais, o século XX como do automóvel, o século XIX das ferrovias e os anteriores das Grandes navegações. Assim não fico nas mesmices dos atuais palestrantes, mas mostro com números e gráficos como funcionam as nações , estados e cidades.

Lançamos o livro Entre no Século XXI.

O livro foi patrocinado pelas empresas de alta tecnologia de São José dos Campos, motivo (Alta Tecnologia) pelo qual cidade não sofreu tanto como outras pelo desastre político do governo anterior, é que a Embraer exporta muito e não dependia do mercado interno.

Se faz-necessário que difundamos a ideia da alta tecnologia em nossa sociedade, pois presidente dos Estados Unidos em seu primeiro Ato aumentou o orçamento das forças armadas, é que isso traz tecnologia ao país e consequentemente emprego de alto valor. Foram editados 3000 livros, dos quais, 1600 já foram mandados para pessoas formadores de opinião. É um livro que serve para empresários, doutores, Bacharéis e para a população em geral. Mostra como será o futuro e as novas profissões das quais 80% ainda não foram inventadas. E nosso objetivo é que este livro seja distribuído por todas as universidades brasileiras, o que certamente frutificará e tirar a nossa pátria do berço esplêndido em que vive.

Todos os professores do ITA, da UNIFESP, da UNESP já possuem o livro. O Reitor do Ita pediu-nos vários exemplares ainda para a Biblioteca. Outros professores chamam-no de Cartilha de Tecnologia, A Embaixada Inglesa já tem um exemplar pedido pelo adido de Defesa.


Carreira

- Ex prof. de Economia Industrial da FACESM
- Ex prof. engenharia da UNITAU
- Ex prof. de Estatística Geral da FCEA- USP
- ex prof UNIVAP.
- Engenheiro Industrial Metalúrgico UFF
- Bacharel em Ciências Econômicas-UNIVAP
- Pós graduado em Controle de Qualidade pelo International Quality Centre –Rotterdam-Holanda
- Empregado nº 0009 da EMBRAER( Pioneiro)
- Atualmente aposentado como Tecnologista Sênior-DCTA- IFI.

Suas Palestras

- Agricultura e Economia
- Progresso Tecnológico
- Crescimento Econômico
- EMPREENDEDORISMO e EMPREENDEDORISMO DE ESTADO=> EMBRAER, origem, implantação e evolução através dos tempos ( mais de 40 anos)
- A Ideia-Estado Maior da Aeronáutica-Requerimentos básicos
- Como construir os protótipos?
- Max Holste- Ozires Silva- Ozilio Carlos da Silva- Brigadeiro Paulo Victor.
- Como decorreu o período 64-70-1º vôo-19/10/68
- 4 protótipos
- Constituição da Embraer
- Primeiras encomendas
- OFF SET Air Machi- Embraer- linha de montagem
- Bandeirante- avião agrícola Ipanema- Tucano
- Projeto PIPER- Brasília- Xingu-
- Projeto AMX
- Família ERJ 145-
- Família EMB- 170/190

Estabelecimento de uma Empresa Multinacional e Competitiva

- Evolução
- Aspectos Relevantes
- Fundamentos da Indústria Aeronáutica
- Alta Tecnologia
- Pessoal Qualificado
- Atuação Global
- Base Global
- Intensidade de Capital
- Balança Comercial
- Flexibilidade
- Flexibilidade – Parceria Industrial
- Aviação Comercial
- Família ERJ 145
- Família EMBRAER 170/190
- Jatos Comerciais – Resumo dos Pedidos
- Aviação de Defesa
- Aviação Executiva
- Legacy
- Aviação Executiva – Novos Jatos
- Lineage 1000 – Jato Executivo Ultra-Large
- Phenom 100
- Phenom 300
- Projeto de P&D Pré-Competitivo

Temas das Palestras


- Agronegócio - Agro business
- Competitividade
- Case de Sucesso
- Economia Cenário Nacional e Internacional
- Empreendedorismo
- Indústria 4.0
- Qualidade de Serviços
- Tecnologia

AT 08-08