Christiano Anderson

TEMAS


Christiano Anderson



Desde criança sempre gostou de computadores, aprendeu lógica de programação e aos 12 anos em um MSX com BASIC e comecei a escrever meus primeiros códigos. Depois veio a BBS, eu passava noites em claro procurando contas guest em diversas BBS de São Paulo. Usou a Mandic BBS, mas a o que mais marcou, foi a Delta BBS, onde fez vários amigos (muitos são amigos até hoje).

Acompanhou o nascimento da internet no Brasil, logo foi trabalhar na NutecNet, acompanhou a mudança da marca para ZAZ e depois Terra. Trabalhou também na Zip.net, nos tempos áureos do Zipmail. Utilizou vários sistemas operacionais baseados em Unix, como Solaris, BSD e SCO. Conheceu o GNU/Linux entre 1995 e 1996 e virava noites em claro compilando aplicativos e fuçando no código fonte para entender como funciona e melhorar os conhecimentos de programação. Foi nessa época que teve um envolvimento grande com a comunidade de software livre, participando de vários grupos e projetos como o Projeto GNU da Free Software Foundation.

Começou a se aventurar como empreendedor e fundou em 2003, junto a outros 3 amigos de Porto Alegre a Propus, que atua na área de infra-estrutura, soluções de redes, VoIP e GNU/Linux. A parte de criação e desenvolvimento web começou a falar mais alto, então logo depois inaugurou a Trianguli, que atualmente passou a se chamar Nodeware, para atender diversas demandas de desenvolvimento web, mecanismos de busca textual, NoSQL, SEO e mídias sociais.  Esta sempre lendo, estudando e pesquisando novas tecnologias para criar produtos diferenciados e atender as demandas de seus clientes. Também gostou de fazer treinamentos e palestras sobre as tecnologias que utiliza. Ahh, astronomia é outro hobbie, não é por menos que os nomes das duas empresas que ajudou a fundar estão relacionados a constelações ou estrelas: Propus e Trianguli (esse último, tem um significado ainda mais profundo, que algumas pessoas podem identificar).

Foi colunista da revista Linux Magazine, escreveu diversos artigos sobre software livre e cultura digital para várias publicações nacionais. Atualmente é articulista do portal Superdownloads, além de ser co-autor do livro A Revolução do Software Livre.

Temas das Palestras:

- Cases de Sucesso
- Empreendedorismo
- Redes Sociais / Mídias Sociais
- Tecnologia

AT 10-08