Renato Caporali Cordeiro

Renato Caporali Cordeiro

Renato Caporali Cordeiro

TEMAS


Renato Caporali Cordeiro



Doutor em Sócio-Economia do Desenvolvimento pela Escola de Estudos Avançados em Ciências Socais de Paris, França, tese aprovada com menção honrosa, recomendação para publicação, e indicação para o Concurso Nacional de Teses da França (1992).
Mestre em Filosofia Contemporânea pela UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais, tese aprovada com menção honrosa (1983).
Bacharel em Ciências Econômicas pela UFMG (1979).
Entre 1979 e 2000, foi professor em várias Universidades brasileiras: UNA-Ciências Gerenciais, Universidade Federal de Uberlândia,  Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, UFMG- Universidade Federal de Minas Gerais e Centro Universitário Newton Paiva, de Belo Horizonte, MG.
Atualmente é Professor Visitante na Universidade General Sarmiento de Buenos Aires, Argentina, para o tema Pequenas Empresas e Desenvolvimento Econômico e Políticas Industriais no Brasil.

Atividades Profissionais

Diretor Superintendente do SESI – Serviço Social da Indústria, Departamento Nacional, de dezembro de 2011 a abril de 2013.
Chefe de Gabinete da Presidência da Confederação Nacional da Indústria – CNI, de novembro de 2010 a novembro de 2011
Gerente Unidade Corporativa de Cooperação Internacional da Confederação Nacional da Indústria – CNI, de abril de 2007 a novembro de 2010.
Gerente da Unidade de Assuntos Internacionais do Sebrae, de  2000 a 2007.
Conselheiro Representante do Sebrae Nacional junto ao Conselho Deliberativo do Sebrae Minas Gerais de 2001-2007.
Presidente do Colegiado de Ética Institucional da UNA, Universidade de Negócios e Administração, e Professor da Cadeira de Desenvolvimento Econômico, de 1999 a 2000.
Diretor de Desenvolvimento e Controle de Negócios da COMIG - Companhia Mineradora de Minas Gerais, de 1995 a 1998.
Professor Universitário de 1979 a 2000 em várias instituições de ensino superior.

Principais projetos desenhados e implementados

Projeto Educação para o Mundo do Trabalho, visando orientação da reforma do Sistema SESI de Educação, 2012-2013 (ora em implantação). Parceria SESI-UNESCO, iniciado em 2012 e atualmente em curso.
Projeto Qualidade dos Processos de Trabalho para a Competitividade de Pequenas e Médias Empresas Industriais, visando o desenvolvimento de metodologias para empresas de pequeno porte para aprimoramento de processos de trabalho com vistas a aumento de produtividade.  Parceria CNI-SESI, Banco Interamericano de Desenvolvimento / Fundo Multilateral de Investimentos, em curso.
Projeto Sistemas Regionais de Inovação, voltado para a transferência de experiências internacionais na implantação de sistemas de inovação em estados brasileiros.  Parceria CNI-Banco Interamericano de Desenvolvimento-Cooperação Espanhola, 2009-2013.
Projeto de Desenvolvimento Territorial, voltado para a apropriação pelas instituições do Sistema Indústria (SENAI, SESI e IEL) de estratégias e métodos de intervenção em sistemas produtivos de base territorial.  Parceria CNI-SENAI-SESI-IEL, Banco Interamericano de Desenvolvimento / Fundo Multilateral de Investimentos, 2008-2013.
Projeto Dekassegui, voltado para a preparação de trabalhadores brasileiros radicados no Japão para se tornarem empreendedores em seu retorno ao Brasil.  Parceria SEBRAE-Banco Interamericano de Desenvolvimento / Fundo Multilateral de Investimentos, 2005-2010.
Projeto de Desenvolvimento de Distritos Industriais, voltado para a apropriação de experiência e construção de metodologia de desenvolvimento de Arranjos Produtivos Locais. Parceira SEBRAE – Banco Interamericano de Desenvolvimento / Fundo Multilateral de Investimentos – Câmara de Comércio de Milão, 2001-2006.

Suas Obras

Co-organizador do livro A nova geração de Políticas de Desenvolvimento – Sustentabilidade Social e Ambiental, editado pela CNI-SESI, BNDES e BID, 2012.
Organizador e co-autor do manual Metodologia de Desenvolvimento de Arranjos Produtivos Locais, Sebrae, 2003.
Autor do livro Da Riqueza das Nações à Ciência das Riquezas, Edições Loyola, São Paulo, SP, 1995.
Autor do livro Ética & Educação, Editora Griphus, RJ, 1999.
Co-autor do livro Desenvolvimento e Meio-Ambiente no Brasil – a contribuição de Ignacy Sachs, Editora  Pallotti, Florianópolis,1998.
Co-autor do livro Ecologia e Cultura, Editora Imprensa Oficial, Belo Horizonte, 1983.
Co-autor do livro Revolução e Autonomia – um perfil de Cornelius Castoriadis, Editora COPEC, Belo Horizonte,1981.

Suas Palestras e Conferências

Proferiu uma centena de palestras e conferências em universidades, simpósios e seminários, sendo que nos últimos treze anos em vários ambientes internacionais, sobre os assuntos seguintes:

- História, Economia e Ecologia
- Filosofia, Ética e Educação
- Políticas de Desenvolvimento Sustentável

Temas das Palestras

- Economia Cenário Nacional e Internacional
- Empresários / Executivos de Sucesso
- Etica
- Sustentabilidade / Meio Ambiente