Carlos Alberto Kirmayr

TEMAS


Carlos Alberto Kirmayr



Destro, nasceu em 23 de setembro de 1950, em São Paulo.

Deu as primeiras raquetadas no Banespa, quando tinha apenas 4 anos de idade.

Depois, treinou nos clubes Tietê, Indiano e Sociedade Harmonia de Tênis. Ainda criança, ele já chamava a atenção pela qualidade que demonstrava nos primeiros campeonatos.

Com 11 anos sagrou-se vice-campeão brasileiro na categoria 12 anos, que o motivou a persistir no esporte, que dividia com sua outra paixão, a música.

Com 14 anos, participou da criação da banda Os Pulguentos como baterista, com os irmãos Jú e Ricardo Corte Real, Paulo Flores e Reynaldo Pugliesi. Com eles, apresentou-se em shows em palcos e na TV por 3 anos.

Com 17 anos foi para o Estados Unidos, estudou e jogou 2 anos pelo Modesto Junior College, e 2 anos por San Jose State College. Ganhou vários títulos universitários e aprimorou seu tênis.

Em 1971, aos 20 anos, teve a sua primeira chance na equipe nacional que disputava a Copa Davis.

O Tenista

Uma das personalidades mais renomadas e reconhecidas no cenário tenístico nacional e internacional, Kirmayr destacou-se como jogador e ocupou o 32º. lugar no ranking de simples em 1981 e 5º. lugar no ranking de duplas em 1983, ambos pela ATP - Associação de Tenistas Profissionais.

Seu grande sonho desde juvenil era representar o Brasil na COPA DAVIS, aos 19 anos trabalhou como juiz de linha no EC Pinheiros no jogo Brasil x Canadá para ter o gostinho de estar na quadra e aos 20 anos aconteceu a sua primeira CONVOCAÇÃO, das 19 que se seguiram.

Defendeu o Brasil na Davis em jogos memoráveis de 1970 a 1987, como jogador, capitão e organizador. Integrou a equipe técnica em 1996 e 1997 e foi Capitão em 2004.

Venceu tenistas emblemáticos da sua geração como Bjorn Borg, John McEnroe, Roscoe Tanner, Ilie Nastase, dentre outros.

Foi o melhor brasileiro no ranking mundial durante cinco anos, e derrotou tenistas emblemáticos como Ivan Lendl, Ilie Nastase e John McEnroe.

Em simples, Kirmayr chegou a importantes finais, como a do Cairo, em 79, e a de Bogotá, em 80, e levou o título do Guarujá em 81.

Para vencer ele teve que passar por Eddie Dibbs e Ilie Nastase, ambos Top 10 do ranking da ATP.

Ainda naquele ano, o brasileiro alcançaria sua melhor posição no ranking mundial (32°) e bateria John McEnroe, apenas dois meses antes de o bad boy sagrar-se campeão de Wimbledon.

Jogando duplas, Kirmayr foi ainda mais espetacular, sendo o maior detentor de títulos ATP de duplas de todos os tempos!

Ele chegou a 28 finais de torneios ATP e alcançou, ao lado de Cássio Motta, o posto de quinta melhor parceria do planeta. Em 83, os dois se tornaram os primeiros brasileiros a participarem do Masters da ATP. A competição foi disputada no Madison Square Garden em Nova York.

O Técnico

Kirmayr preparou-se para ser técnico desde a universidade, cursando Educação Física e Marketing. E foi ao lado da argentina Gabriela Sabatini que se tornou um dos mais cobiçados treinadores do tênis, ganhando com ela, entre outros títulos, o maior da carreira de ambos: o U.S. Open, em 1990.

Pioneiro na implantação do sistema de Clínicas de Tênis no Brasil em 1976, Kirmayr também implantou o programa de capacitação de professores da Confederação Brasileira de Tênis em 1997, sendo que, até 2004 foram capacitados mais de 3000 professores em mais de 50 cidades.

Foi Capitão da equipe Brasileira da Copa Davis, defendendo o Brasil 4 temporadas e treinou a equipe inglesa de Copa Davis em 86.

De 90 a 95 treinou Gabriela Sabatini, campeã do US Open em 90 e finalista em Wimbledon. Treinou também Arantxa Sanches e Conchita Martinez, somando 22 títulos de simples em cinco anos como técnico no circuito feminino.

Treinou ainda Cássio Motta, Vanessa Menga, Cedric Pioline, Nicolas Pereira entre outros. Capacitou mais de 3.000 professores de tênis.

Completou vinte e oito anos de atividades no Centro de Treinamento Kirmayr em Serra Negra por onde já passaram mais de 12.000 participantes.

O Empresário

Uma vida inteira dedicada ao Tênis permitiu a Kirmayr criar o CTK - Centro de Treinamento Kirmayr, que é uma estrutura voltada para o treinamento e preparação de atletas de alta performance, possibilitando que os jovens tenistas brasileiros tornem-se profissionais ou ainda que tenham acesso as universidades americanas por meio da prática do Tênis.

Em 2005 foi criou, em conjunto com Cecília Yoshizawa,o Instituto Lob do Tênis Feminino, que tem como objetivo preparar tenistas brasileiras para se posicionar entre as 100 melhores tenistas do mundo no ranking da WTA.

Novos desafios se apresentam e ainda neste ano, muitas novidades acontecerão, permitindo que Kirmayr continue colaborando para o crescimento do Tênis no Brasil, incentivando a pratica esportiva entre jovens e adultos!

Temas de Palestra

- Cases de Sucesso
- Competitividade
- Esportes
- Liderança
- Motivação
- Presença Vip
- Qualidade de Vida
- Resultados
- Superação de Desafios / Mudanças
- Trabalho em Equipe / Disciplina