Anderson Silva

TEMAS


Anderson Silva



Nascido em São Paulo, no dia 14 de abril de 1975 é um lutador brasileiro de artes marciais mistas especialista em muay thai. Ele é o atual campeão mundial da categoria peso médio do UFC.

Com 17 vitórias seguidas e 10 defesas de título consecutivas, Anderson é o dono da maior sequência de vitórias e de títulos de defesa na história do UFC. Ele é considerado o lutador médio número um do mundo e o melhor lutador do mundo por muitas publicações. O presidente do UFC, Dana White, considera o Spider como o melhor artista de artes marciais de todos os tempos. Spider atualmente é classificado em 1 no Ranking Peso por Peso do UFC, Anderson admite que não se considera o maior lutador de MMA da história e acha que Fedor Emelianenko e Wanderlei Silva estão a sua frente.

Antes do Muay Thai, ele tentou ser jogador de futebol, tendo feito um teste para o Corinthians. Anderson chegou 40 minutos atrasado e perdeu o teste, mas foi convidado para treinar na academia de boxe do clube, sendo que o professor logo viu que ele levava jeito.

A rigor, Anderson estreou em um torneio em forma de GP, no qual teria de lutar uma semifinal antes da final. Anderson foi o campeão desse GP, vencendo duas lutas. Depois fez várias lutas no Mecca, evento bem famoso naquela época. Suas boas exibições no Brasil lhe renderam uma chance de fazer várias lutas internacionais.

Sua estreia no Shooto foi contra o japonês Tetsuji Kato. Anderson venceu a luta por decisão unânime. Depois voltou para o Brasil e venceu mais uma luta no Mecca. Com seguidas vitórias no cartel, Anderson teve a primeira grande oportunidade de disputar um cinturão de um torneio de grande reconhecimento na época, o Shooto. Anderson lutou pelo cinturão dos pesos médios do evento, em 2001, contra o japonês Hayato Sakurai e venceu a luta por decisão unânime dos juízes. Anderson enfim conquistava o seu primeiro cinturão em um grande evento de MMA.

Em 2002, Silva passou a lutar no Pride. Em sua primeira luta, no dia 23 de junho de 2002, venceu o americano Alex Steibling por nocaute técnico no primeiro round. Nas suas próximas duas lutas, Anderson permaneceu invencível, vencendo por decisão unânime o japonês Alexander Otsuka e o canadense Carlos Newton, ex-campeão do UFC. Nessa luta, Silva ganhou com uma joelhada fenomenal, depois de Newton tentar golpeá-lo no primeiro round.

Em 2006, Silva passou a combater no Ultimate Fighting Championship no evento Ultimate Fight Night nos Estados Unidos. No dia 28 de junho de 2006, sua estreia, saiu vitorioso sobre Chris Leben, até então invencível. Anderson nocauteou-o aos 49 segundos do primeiro round, a luta mais rápida de sua carreira e uma das únicas que o lutador teve 100% de acurácia. Nota-se que Anderson era um lutador até então relativamente pouco conhecido nos Estados Unidos, e que Leben previu que o mesmo ia nocautear Silva numa entrevista antes

Anderson Silva é considerado por muitas pessoas o melhor lutador de todos os tempos. Ele possui o maior recorde de nocautes na história do UFC (quinze) e a maior precisão no ringue (cerca de 68,5%). Ele se encontra invicto no UFC e possui dezesseis vitórias seguidas no evento, incluindo onze vitórias de título e dez defesas de cinturão.

Em 2011, foi lançado um documentário chamado Como Água, que conta toda a preparação do lutador para ganhar o cinturão do UFC. O filme foi premiado no Tribeca Film Festival como Melhor Direção.
O filme ainda não teve o nome revelado e deverá começar a ser filmado em breve.

Em 04 de fevereiro de 2013, o UFC divulgou pela primeira vez na história o seu ranking oficial. Nele, Anderson Silva aparece em primeiro lugar entre os melhores pesos-por-peso da organização.

Atualmente Anderson Silva esta aposentado.

Temas de Palestra:

- Cases de Sucesso
- Competitividade
- Esportes
- Liderança
- Motivação
- Presença Vip
- Resultados
- Responsabilidade Social
- Superação de Desafios / Mudanças
- Trabalho em Equipe / Disciplina

AT 09-08