Emmanuel Bassoleil Chef

TEMAS


Emmanuel Bassoleil Chef



Com o olfato ele aprendeu a degustar, apreciar, distinguir e a valorizar os alimentos, os vinhos e a comida. Com o tato deu um toque especial a uma cozinha criativa e impecável marcada pela personalidade vibrante de seu autor, um chef capaz de agradar ao mesmo tempo aos olhos e paladares mais aguçados.

Este é Emmanuel Bassoleil, um dos mais importantes chefs de cuisine das duas últimas décadas, premiado e reconhecido mundialmente. Sua história de sucesso teve início em Auxonne, uma cidadezinha localizada há 23 quilômetros de Dijon, região da França. Lá viveu até os 16 anos, 14 dos quais conviveu lado a lado com prazeres de uma boa mesa: de um lado um pai goumert apreciador de bons vinhos e bons pratos e do outro a mãe, perfeita anfitriã e cozinheira de mão cheia.

O resultado não poderia ter sido diferente. Da Escola Técnica de Hotelaria de Dijon, em 1977, diretamente para as cozinhas do mundo! Com 23 anos e um aprendizado de 3 tipos de cozinhas diferentes no currículo - a clássica regional e la nouvelle cuisine passada pelas mãos de chefs estralados do Guia Michelin como Jacques Lameloise, Gaston Lenôtre e Pierre Troisgros -, Emmaniel Bassoleil ganhou a estrada. Trabalhou em Paris, em Saint-Tropez, na Cote d'Azur e embarcou num cruzeiro como chef saucier, com intuito de dar a volta ao mundo.

Com o mesmo espírito aventureiro desembarcou logo em seguida em Israel para dirigir a cozinha do Club Méd, que abria um novo village no país.

Um tempo depois, de volta ao mar, deu outra volta ao mundo como subchefe de uma brigada de 50 cozinheiros, confeiteiros, açougueiros e padeiros e veio parar no Brasil. Em terras brasileiras desde 1987, Bassileil assumiu a cozinha da Roanne, na época do restaurante de Claude Troisgros, em São Paulo.

E por aqui ficou. Atualmente é chef executivo responsável pela gastronomia de um hotel e de um restaurante, também em São Paulo, cidade onde vive há mais de 28 anos e a descreve como ''Uma capital tão imprevisível, tão louca quanto excitante''.

Suas Obras

- Uma Cozinha sem Chef - DBA Melhoramentos – 1994

- Sabores da Borgonha - Senac Nacional - 2007


Temas de Palestras

- Cases de Sucesso
- Criatividade e Inovação
- Gastronomia
- Mestre de Cerimônias
- Presença Vip
- Qualidade de Serviços
- Trabalho em Equipe / Disciplina