Renato Gaucho

TEMAS


Renato Gaucho



Renato começou a sua carreira no Esportivo, da cidade de Bento Gonçalves, onde morou durante toda sua infância e juventude.

Mais tarde, foi contratado pelo Grêmio, clube que o projetou para o Brasil e para o mundo, após as conquistas da Taça Libertadores da América e do Copa Europeia/Sul-Americana, em 1983.

Na decisão da Copa Europeia/Sul-Americana, em Tóquio, Renato fez os dois gols da vitória do Grêmio por 2 a 1 sobre o Hamburgo, da Alemanha.

Por esse motivo, o atacante foi escolhido o melhor jogador da final, recebendo como prêmio um carro Toyota

Depois do Mundial, Renato levou o Grêmio ao bicampeonato gaúcho em 1985 e 1986, sendo considerado o maior héroi da história do Grêmio por ter feito os 2 gols na final em Tóquio contra o Hamburgo da Alemanha.

Em 1987, Renato acertou sua ida para o Flamengo, onde ganhou a simpatia da torcida rubro-negra após marcar contra o Atlético Mineiro, no Mineirão, o gol que garantiu de vez o Flamengo o tetra campeonato Brasileiro, foi eleito o melhor jogador do Brasileirão de 1987, recebendo a Bola de Ouro da Revista Placar.

1988, trocou o Rio pela Italia, jogando pelo Roma. Em 1990 foi campeão da Cop do Brasil e em seguida foi convocado para jogar na Copa da Itlia na Seleção de Lazaroni, Renato foi reserva de Careca e Müller.

Entrou na partida contra a Argentina, nas oitavas-de-final, mas o Brasil não oconseguiu reverter o placar adverso de um a zero e acabou eliminado.

Em 1991, deixou o Flamengo novamente, transferindo-se para o Grêmio. Após passar por Flamengo e Atlético-MG, Renato chegou ao Fluminense em 1995.

Mais tarde naquele ano, Renato colaborou para a chegada do Fluminense até as semifinais do Campeonato Brasileiro de 1995. Porém, em 1996, o Fluminense fez péssima campanha no Campeonato Brasileiro.

Nas últimas rodadas, quando o time lutava contra o rebaixamento, Renato transmitiu confiança à torcida declarando publicamente que desfilaria nu caso o Fluminense jogasse na Segunda Divisão no ano seguinte.

Mas as palavras do craque não foram suficientes e, por fim, o Fluminense terminou o campeonato na penúltima posição. Renato não cumpriu a promessa; anos depois, bem-humoradamente, frisou que, de fato, o Fluminense não jogou na Série B em 1997, pois houve virada de mesa.

Em 1997 Renato voltou a jogar novamente no Flamengo. Em 1999, o Bangu o contratou, na esperança de manter uma escrita: de ter sido campeão estadual em anos múltiplos de 33 (havia sido em 1933 e 1966).

Todavia, o alvirrubro ficou em penúltimo, e Renato decidiu aposentar-se ali mesmo para fazer faculdade de Educação Física

Em 1996 teve sua primeira experiência como treinador no Madureira, time da cidade do Rio de Janeiro. Ficou neste clube por dois anos, ganhando experiência na nova função e em setembro de 2002 Renato teve outra oportunidade como técnico, quando voltou a exercer o comando da equipe do Fluminense.

No dia 4 de julho de 2011 foi contratado pelo Atlético Paranaense12 . No dia 1º de setembro, Renato deixou o comando técnico do Atlético-PR por questões familiares, somada a derrota em plena Arena da Baixada por 1x0 para o Atletico MG.13 .

Temas de Palestra

- Competitividade
- Esportes
- Gestão de Pessoas
- Liderança
- Motivação

- Planejamento e Estratégia
- Presença Vip
- Resultados
- Superação de Desafios / Mudanças
- Trabalho em Equipe / Disciplina

AT-12-08