Armando Castelar

TEMAS


Armando Castelar



Armando Castelar Pinheiro é Coordenador de Economia Aplicada do IBRE/FGV e professor do Instituto de Economia da UFRJ.

Castelar é formado em Matemática pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Economia pela Universidade de Berkeley, e Engenharia Eletrônica no Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Ele é professor da UFRJ, membro da Comissão de Economia da Federação Brasileira de Bancos, analista da firma de private equity Gávea Investimentos e da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo e coordenador do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas. Castelar lecionou na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e foi o Chefe do Departamento Econômico do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Foi pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, mas saiu da instituição em 2009.

Castelar é um especialista em instituições financeiras e em economia do Judiciário, e é articulista dos jornais Correio Braziliense e Valor Econômico. Castelar tem diversas obras publicadas, frequentemente em parceria com outros acadêmicos, como Direito, economia e mercados (com Jairo Saddi), Saindo do marasmo (com Fabio Giambiagi), Sociedade e Economia: estratégias de crescimento e desenvolvimento (com João Sicsú) e Mercado de Capitais e Bancos Públicos (com Luiz Chrysostomo de Oliveira Filho).

Atuou como analista da Gávea Investimentos, pesquisador do IPEA e chefe do Departamento Econômico do BNDES, tendo lecionado nos programas de pós-graduação da PUC-Rio e da Fundação Getulio Vargas (EPGE).

Castelar é Ph.D. em Economia pela Universidade da Califórnia, Berkeley, formado em Engenharia Eletrônica pelo ITA e mestre em Estatística pelo IMPA e em Administração de Empresas pela COPPEAD.

É membro do Conselho Superior de Economia da FIESP e articulista dos jornais Valor Econômico e Correio Braziliense.

Seus livros mais recentes são:


“Sociedade e Economia: estratégias de crescimento e desenvolvimento” (2009, IPEA, co-organizado com João Sicsú)

“Mercado de Capitais e Bancos Públicos” (2007, Ed Contracapa, co-organizado com Luiz Chrysostomo de Oliveira Filho).

Suas Palestras:

- Macroeconomia
- Conjuntura Econômica

Tema da Palestra:


- Economia Cenário Nacional e Internacional

AT 09-08