Bob Floriano

TEMAS


Bob Floriano



Sua carreira começou na década de 80, na Rádio Cidade, de São Paulo, montada por uma de suas referências profissionais: Carlos Towsend, criador das rádios FM no Brasil. Floriano também esteve no programa Fala Brasil, da Record, que, segundo ele, mudou até o padrão de telejornalismo da líder Rede Globo. Outra parceria de longa duração é com o canal pago E! Entertainment, de quem Bob é a voz também há 12 anos, além de atuar como “voz-padrão” de rádios em Brasília e em João Pessoa.

Foi-se o tempo em que a gravação de um comercial contava com a presença de profissionais da agência e do anunciante. Hoje, em um home estúdio, Floriano grava de 20 a 30 comerciais por dia, sozinho. De acordo com ele, porque já passou por muito tempo de aprendizado com os grandes mestres e aprendeu a caminhar com as próprias pernas, no caso, a definir sozinho a melhor entonação.

Os únicos cuidados com seu instrumento de trabalho são não fumar nem gritar e evitar exposição demais a locais com ar-condicionado. Para quem está ingressando na carreira, Floriano recomenda “praticar, praticar, praticar”. Além disso, é crítico do imediatismo da geração Y e de quem trabalha “por qualquer R$ 50”. Profissional consagrado, seu desejo é continuar atuando na área, ainda que em novos segmentos como o de treinamento e palestras para empresas e executivos, ajudando-os em seus processos de comunicação internos e externos.

Floriano defende que a locução profissional ainda tem muito de crescer no Brasil e deve lutar para se manter. Mas marcar território é fundamental: “Galo que não canta vai para a panela! A gente se faz presente o tempo todo; é preciso mostrar que seu trabalho é importante e dá resultado.”Bob Floriano, atual Presidente do Clube da Voz, é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e atua em comunicações desde 1980 no início da Rádio Cidade FM São Paulo.

Trabalhou no programa “Shop Tour” por cinco anos subsequentes. Em seguida, a Rede Pão de Açúcar o contratou por dois anos como apresentador.

O trabalho de apresentador, mediador, mestre de cerimônias e palestrante, tem sido uma constante atividade com excelente desempenho e reconhecimento das empresas contratantes como: Bayer, Editora Abril, Gilette do Brasil, Ford, Banco Santander, Enterasys Network, Tech Data, Belgo Mineira, Helibrás, O Boticário, Avon, Tam, Discovery Channel, Brasoftware, Porto Seguro Seguros, Petrobras, Shell, Agfa, Sobratur, Redecard, Kodak, Varilux, Toyota, Flytour, Favecc, Química Amparo, Editora Gente entre outros.

Tipos de Trabalho:

- Mediador
- Mestre de Cerimônias
- Vendas
- Comunicação
- Publicidade

AT 10-08