Eduardo Carmello

TEMAS


Eduardo Carmello



- Consultor Organizacional e Educacional especialista em Gestão Estratégica de Pessoas, trabalhando dentro do modelo de Competências com foco em Desempenho;
- Conferencista Nacional e Internacional;
- Coach certificado pelo ICC – International Community Coaching (Lambent do Brasil);
- Docente convidado do MBA Gestão Estratégica do Conhecimento do SENAC/SP;
- Master Practitioner e Trainer em Programação Neurolinguística;
- Autor dos livros Resiliência: a transformação como ferramenta para construir empresas de valor (Editora Gente 2008), "Supere: a arte de lidar com as adversidades (Gente - 2004) e “O Poder da Informação Intuitiva (Editora Gente – 2000);
- Parceiro da ABRH - Associação Brasileira de Recursos Humanos e ABTD - Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento.

Palestras

Primamos pela excelência em criar e desenhar palestras e seminários customizados e eficazes para atender as necessidades de desenvolvimento estratégico.

David Norton (co-criador do BSC - Balanced Scorecard, junto com Robert Kaplan) costuma afirmar que, no que se refere a Consciência Estratégica, é preciso comunicar a mesma mensagem e aprendizado 7 vezes, de 7 maneiras diferentes.

Nossos estudos em neurociência aplicada à aprendizagem demonstram duas características fundamentais na criação de uma excelente experiência de valor agregado, seja em palestras e/ou seminários:

1 - O máximo grau de possibilidade em termos de customização (alinhamento com as demandas e necessidades específicas do cliente);

2 - A formatação da mensagem ou aprendizado de maneira multimodal (combinação de várias formas de apresentação).

Nosso expertise em mais de 10 anos de trabalho e nossa paixão por capacitação nos permite construir as mais valiosas experiências de aprendizagem, com a preocupação de criar aplicabilidade e retorno social e econômico para as Organizações.

Temas de Palestras

Resiliência: mantendo competência em ambientes de mudança

A Resiliência, que em termos empresariais pode significar a capacidade de antecipar-se, de responder flexível e competentemente e crescer na adversidade, pode nos ajudar a alcançar resultados positivos e fazer com que possamos conseguir manter nossas competências frente a situações ameaçadoras e imprevisíveis.

Desenvolver competências num cenário de mudanças é um processo amplo e complexo que permite à empresa e o colaborador atingir seus maiores ideais.

Nesse processo de desenvolvimento, estão inseridos elementos fundamentais como a disseminação da Consciência Estratégica, o alinhamento dos valores e objetivos profissionais e o aprimoramento das competências necessárias para construir o futuro desejado.

Algumas estratégias estão sendo aplicadas para que a Empresa e seu Capital Humano gerenciem melhor a forma pela qual lidam com as mudanças e sua complexidade (mais consistente, menos traumática e mais inteligente), assim como mantenham sua vantagem competitiva num cenário dinâmico e instável.

A Resiliência, que em termos empresariais pode significar “a capacidade de responder flexível e competentemente e crescer na adversidade”, pode nos ajudar a alcançar resultados positivos e fazer com que possamos conseguir manter nossas competências frente a situações ameaçadoras e imprevisíveis.

Objetivos
Oferecer conhecimentos e ferramentas para capacitar e se relacionar com pessoas em ambientes de turbulência e mudança;
Desenvolver a capacidade humana de enfrentar adversidades sucessivas ou acumuladas sem prejuízos para o desenvolvimento profissional e pessoal;
Manter competências sob ameaças, adversidades ou imprevisibilidades;
Alcançar resultados positivos em situações de alto risco (acúmulo de estresse e pressões).

Gestores de Resultado: sua empresa merece tê-los

Empresas de Alta Performance não podem se dar ao luxo de desperdiçar dinheiro, tempo, conhecimento, talentos... Há um enorme desperdício econômico, social e de conhecimento quando a empresa não alinha sua Estratégia à Cultura e Liderança, restringindo o fluxo de conhecimento que produz produtos e serviços desejáveis.

Grande parte do sucesso da Estratégia vem da capacidade dos gestores de orientar, engajar e capcitar sua equipe para uma execução exemplar. O sucesso dessa execução provém da alta competência dos Gestores que para transformar Estratégia e Valores em excelência de execução.

O objetivo desta palestra é orientar os Gestores sobre como os Resultados podem ser maximizados quando há um alinhamento consistente entre Estratégia, Cultura e Liderança.

Gestão da Mudança em ambientes de complexidade

Mudar deixa de ser uma obrigação e passa a ser uma oportunidade de desenvolvimento competitivo, indispensável para aperfeiçoar a Capacidade Organizacional e o Capital Humano.

Na busca pela criação de valor sustentável, é imprescindível que se desenvolva uma estrutura eficaz para dominar a mudança, alavancando os recursos permanentes, preservando o que houver de melhor, descartando o que não funciona e criando as inovações necessárias para que a empresa possa utilizar o melhor de si para criar o futuro que deseja.

A razão desta palestra interativa é mostrar como a mudança estruturada pode garantir que a empresa se mantenha perene e competitiva, num mercado cada vez mais instável e dinâmico. Assista um Podcast Gestão de Mudança e Resiliência nas Organizações.

Equipes de Alta Performance

Peter Senge, sugere em sua quarta disciplina a oportunidade de transformar aptidões coletivas ligadas ao pensamento e comunicação.

Objetivos
Abordar os aspectos relativos a todo e qualquer processo de construção de equipes a partir de comportamentos proativos, despertando o interesse dos participantes em realizar seus objetivos comuns e desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias à excelência nas comunicações e nas relações humanas.

Desenvolver estratégias e técnicas que façam com que as pessoas encontrem o meio de se sentirem mais aptas, integradas e confiantes para compartilhar informações e conviver com suas diferenças, mantendo o foco em seus objetivos comuns, a partir de um trabalho cooperativo.

Gestão da Singularidade: alta performance para equipes e líderes diferenciados

Gestão da Singularidade é a capacidade que um Gestor tem de maximizar os Resultados da sua Organização através da melhoria de Performance e Inovação de sua Equipe, construindo estratégias diferenciadas para talentos em níveis diferenciados de Performance, Engajamento e Conhecimento. A palestra aprimora o Lider para compreender como reter, orientar e engajar os talentos de sua equipe para que possam ser mais produtivos e inovadores. Como mudar o modelo mental da Gestão e Educação Corporativa, analisando os desafios futuros e construindo conhecimentos rápidos e consistentes para que Líderes e Equipes possam responder à altura.

Engajamento de Talentos e Cultura de Valor

Uma Cultura de Valor que alavanque a meritocracia e resultados alinhados à uma causa é sinal de um novo modelo para o sucesso das organizações. Uma organização com acesso a uma vasta gama de talentos, experiências, bagagens, habilidades e perspectivas tem muito mais possibilidade de alcançar novos mercados e novas oportunidades de negócios. O estímulo ao alinhamento de identidade entre Marca-Cliente-Funcionários e a criação de uma Cultura que promove e cumpre os valores da Marca permite à empresa conseguir desempenho de superior qualidade, engajando funcionários e produzindo satsfação aos diversos clientes envolvidos.

Uma Cultura de Performance é o conjunto de crenças, valores, procedimentos e princípios desenhados e manifestados pela organização com o intuito de promover a excelência da gestão e o crescimento da empresa. A Cultura de Performance é alinhada com a estratégia da empresa para fortalecer a Marca, melhorar sua Reputação, gerenciar e reter os Talentos da organização e promover seu futuro sustentável.

É preciso produzir um alinhamento e vínculo estreito entre a cultura de performance e a estratégia de negócios pretendida, permitindo que a mesma possa executar com eficácia os processos que produzem valor para a organização.

A empresa estabelece e fomenta as atitudes e princípios que a mesma deve ter, permeando o coração e mente de seus colaboradores sobre as questões prioritárias e a maneira correta de executar o seu trabalho. É a criação da expressão de sua forma, de se jeito de trabalhar.

Oferece, esclarece e cobra os critérios de decisão que devem ser tomados diante de problemas de adaptação, fornecendo grande alavancagem na concretização de sua estratégia.

Em síntese, fomentam atitudes, procedimentos e comportamentos precisos sobre como produzir valor, capacitando funcionários e ajudando-os a se tornarem melhores profissionais e promotores da Marca, condição fundamental para a construção de seu Sucesso sustentável.

Crescimento e Alta Performance em Vendas

Num mundo repleto de transformações, Gestores de Vendas são cada vez mais desafiados a atingirem objetivos agressivos e dinâmicos, ao mesmo tempo em que enfrentam desafios complexos que interferem na conquista do posicionamento estratégico de seus produtos.

Mudanças são uma constante no mundo corporativo e a equipe de vendas precisa ser resiliente, engajada e trabalhar em equipe para crescer em ambientes de complexidade e mudança.

Vendedores resilientes respondem bem a mudanças e crescimento em vendas, sabem planejar e executar com excelência, promovendo decisões e ações gerenciais que resultam em aumento de desejo de compra de seus produtos, impactanto positivamente nos resultados comerciais da Organização.

Para manter sua vantagem competitiva, Lideres de Vendas precisam constantemente de conhecimentos estratégicos e atitudinais que os ajudem na conquista de seus resultados comerciais e na fidelização de seus clientes.

Formação da Liderança com estratégia de aprendizagem acelerada

Como suportar as intensas mudanças nos próximos 10 anos?

As Organizações, sua Educação Corporativa e seus líderes precisam aprender de forma rápida e consistente.

Para dar conta da aprendizagem que modifica o desempenho e impacta positivamente os resultados organizacionais, estamos criando para os líderes estratégias de capacitação onde a atenção esteja focada não no ensinar, mas no fomento da aprendizagem autodirigida, que acelera o domínios das competências que são essenciais para a Organização surfas as ondas da Mudança.

Essa palestra e seminário demonstra como estamos criando situações e ambientes de aprendizagem onde os líderes possam rapidamente construir suas competências, a partir de seus desafios profissionais e exigências do mercado. Mais do que transmitir conteúdos ou construir exames, estamos ajudando na formação de um Líder preparado para aprender rapidamente como construir conhecimento relevante e impactar os resultados comerciais e sociais da Organização.

Criatividade e Inovação que faz Acontecer

Uma das habilidades mais importantes no mundo de hoje é a Criatividade,sendo comprovado de várias formas,em especial pelo tipo de perfil que as empresas buscam quando promovem mudanças e estabelecem inovações.

Objetivos
Promover habilidades criativas focadas para resolver problemas de maneiras inusitadas, enxergar coisas diferentes naquilo que todos olham e nada percebem de anormal e criar novos produtos e serviços;
Incorporar os diferentes pontos de vista dos membros do grupo, transformando idéias em serviços e produtos concretos e bem sucedidos.

Aprendizes do Futuro: como incorporar conhecimento e transformar realidades

Para suportar as intensas mudanças nos próximos 10 anos é necessário criar estratégias de capacitação onde a atenção esteja focada não no ensinar, mas no fomento da aprendizagem autodirigida que modifica o desempenho e transforma realidades.

Saber criar situações ou ambientes em que os aprendizes possam ser originais e sintam um alto nível de gratificação pessoal (sucesso psicológico, afirmação, sensação de ser essencial), desenvolver seus talentos e saber empreender são atividades de valor para saber agir e criar um mundo sustentável.

Liderança Eficaz e Futuro Sustentável

Num mundo repleto de transformações, os Líderes estão sendo desafiados a atingirem objetivos estratégicos e dinâmicos, ao mesmo tempo em que enfrentam desafios complexos na força de trabalho, que clamam por novos conhecimentos, valores, comportamentos e competências. Esses desafios originam-se de lacunas que surgem enquanto as lideranças procuram adequar rapidamente seu pessoal, processos e tecnologias, a fim de atender a demandas competitivas e buscar novas direções.

O objetivo dessa palestra é conscientizar os líderes sobre a importância do conceito liderança Servidora que utliza suas competências para criar o futuro desejado e alinhar objetivos, valores e competências de seus colaboradores para alcançar os objetivos estratégicos da Organização.

Talento Nova Era : Empoderamento, Resiliência e Accountability Atributos dos profissionais de excelência.

Para lidar com um mercado cada vez mais inteligente, flexível e descentralizado, as empresas de alta performance solicitam cada vez mais de seus talentos a presença, comprometimento, accountability, empenho e principalmente, o espírito de equipe afinado e sinérgico em suas ações, para criar o valor e o diferencial necessário.

Profissionais dedicados que se alinham com os objetivos estratégicos da empresa, fazendo parte de um time de profissionais que são apaixonados pelo sucesso. Que se comprometem a entregar o que foi prometido, se antecipando aos desafios e obstáculos, como um resiliente.

Encantam e conquistam seu espaço porque trabalham em equipe, compartilham seus conhecimentos, dividem glórias, aplicam os valores defendidos no código de condutas. Estes profissionais utilizam seu tempo desenvolvendo as competências, habilidades e atitudes necessárias para atingir qualidade e excelência no prazo combinado. Pois eles sabem que não existem grandes prêmios para resultados médios. Esses profissionais merecem ser reconhecidos pelo seu desempenho fomentando sempre entre os colaboradores um clima de otimismo, proatividade, confiança e constante busca por maiores e dignos desafios.

Gestão de Complexidade

Estamos trabalhando em um mercado profundamente influenciado pela complexidade, volatilidade e incerteza. As oportunidades e ameaças, mais do que se apresentarem de forma menos previsível, rápida e intensa, se combinam e se conectam de tal forma que criam cenários singulares, únicos. O conhecimento que criamos no passado nem sempre faz frente à tal exigência.

Segundo o relatório do ICCPM-20111, Global Perspectives and the Strategic Agenda, 2025, as Organizações que gerenciam a complexidade e o inesperado têm desempenho 10 vezes superior às que não o fazem.

É perfeitamente possível lidar com a complexidade, utilizando-a como catalisadora de novos projetos de gestão, liderança e também de criação de novos produtos, serviços e experiências.

Podemos ampliar nossa forma de pensar e atuar sistemicamente, aprendendo a lidar com vários elementos envolvidos numa demanda ou problema, criando conhecimentos e soluções em nível superior de dinamicidade, complexidade e valor.

Transformando Estratégia em Excelência Operacional

A orientação estratégica das empresas é o fator que mais positivamente influi em seu desempenho quando as condições de mercado são demasiadamente complexas ou desfavoráveis. O desafio de lidar com o cumprimento de metas, a aderência aos indicadores, a capacidade e disposição para checar constantemente os processos e resultados deve ser tarefa crucial para produz o desempenho e a eficácia organizacional.

Não existe sucesso da Estratégia sem uma execução exemplar. O sucesso dessa execução provém de uma Cultura (nosso jeito de fazer as coisas) que fomenta e alinha os comportamentos e atitudes com a estratégia e com a promessa da Marca.

Esse alinhamento de Gestores preparados, Cultura e Estratégica Clara promove 3 ganhos para a Organização:

1 – Inspira um Futuro Promissor e Positivo para os funcionários, promovendo o Comprometimento e Engajamento necessário para realizar os objetivos Estratégicos;
2 – Executa a estratégia de maneira excelente, criando consistência e celeridade na Cadeia de Valor;
3 – Transforma Talentos em Desempenho, acelerando, aprendendo, corrigindo e melhorando consistentemente os resultados da Empresa.

RH como agente transformador e influenciador da estratégia

Vivemos numa sociedade em mudanças e num momento excitante para as organizações. A sociedade e o mundo globalizado elege uma organização voltada para o conhecimento, com uma crescente evolução nas formas diferenciadas de gestão de pessoas, onde florescem indivíduos e equipes mais ágeis, flexíveis e inteligentes que focam suas competências para buscar e criar novas oportunidades de negocio que ampliam os resultados organizacionais. Gerir pessoas é um processo amplo e complexo que permite à empresa atingir seus maiores ideais.

O RH tem uma capacidade enorme de se tornar credibilizado e relevante quando assume o papel de Agente Transformador, liderando os Talentos da Organização para os objetivos estratégicos que transforme a organização numa empresa mais competitiva.

Para isso é fundamental que a equipe de Rh esteja coesa, cooperativa e integrada, com altíssima competência para criar, gerir e compartilhar conhecimento que posicione a empresa como competitiva e valorosa.