Marcos Pontes

Marcos Pontes

Marcos Pontes

TEMAS


Marcos Pontes



Marcos Pontes tem atuado como educador por décadas, porém, suas atividades como palestrante foram intensificadas a partir de 1998. Antes disso, as aulas e as palestras do engenheiro Pontes eram basicamente focadas na apresentação de aspectos técnicos e de pilotagem para plateias específicas. Após ter sido escolhido, por seleção pública de âmbito nacional realizada em 98, para representar o Brasil no Programa da Estação Espacial Internacional na NASA em Houston, no Texas, Pontes assumiu as funções civis de astronauta.

Com a grande repercussão do fato, em especial devido a sua inspiradora história, começando como eletricista aprendiz aos quatorze anos de idade para ajudar no orçamento de casa até chegar a ser o primeiro astronauta profissional do hemisfério sul do planeta, ele passou então a compartilhar sua experiência de vida, motivando milhões de jovens para também conquistarem seus sonhos, ingressarem nas carreiras militares e nas áreas de ciência e tecnologia.

Foram centenas de palestras filantrópicas e institucionais gratuitas por todo o Brasil. Embora o astronauta não tivesse nenhuma remuneração extra para realizar esse trabalho, sua experiência na atividade de palestrante foi extremamente gratificante e desenvolvida.

Após a realização da primeira missão espacial brasileira em 2006 o Comando da Aeronáutica transferiu Marcos Pontes para a reserva militar. Embora essa transferência fosse prevista e lógica para a continuidade das suas atividades civis de astronauta, conforme feito normalmente em todos os outros países desenvolvidos, os críticos e a parte inferior da imprensa aproveitaram o desconhecimento e o despreparo da população sobre o assunto (primeiro astronauta) para usar do fato para produzir sensacionalismo e lucrar com a venda de mais jornais, criando a "lenda" de que o astronauta teria "aposentado" para dedicar-se exclusivamente à atividade profissional de palestrante.

De forma interessante, mas de acordo com a justiça divina, essa tentativa ruidosa e maldosa de difamar e prejudicar a imagem do único astronauta que o Brasil possui teve consequências opostas: dezenas de empresas e organizações privadas começaram a solicitar Marcos Pontes para palestras motivacionais e de treinamento corporativo.

Atentas às oportunidades do mercado e cientes da enorme importância da motivação e do treinamento dos seus funcionários e executivos, as empresas logo perceberam que, na base da figura operacional e lúdica de astronauta, único aspecto mais divulgado pela mídia, existia um profissional extremamente qualificado, experiente e reconhecido internacionalmente nas áreas de engenharia, segurança operacional, integração de sistemas, treinamento, gerenciamento de risco, operações e processos, testes e controle de qualidade, relações internacionais, etc.

Além disso, ali também estava, à disposição a partir daquele momento no mercado de treinamento e palestras, segundo as notícias divulgadas, um palestrante experiente, com fama e grande empatia com o público, diferenciado de todos os outros palestrantes existentes no país por sua carreira profissional única (só existe um astronauta brasileiro!), e com a experiência de vida de uma pessoa que soube utilizar dedicação, perseverança, liderança, capacidade intelectual e todas as outras habilidades pessoais disponíveis para transformar todas as adversidades de sua condição inicial de menino de família pobre do interior em verdadeiras ferramentas para vencer todos os desafios e conquistar todos os seus sonhos.

Qualificações e Experiência

A transferência de temas do ambiente aeroespacial técnico e operacional para o ambiente empresarial, tanto a nível executivo, quanto a nível de operações, é simples e direto. Por exemplo, liderança, trabalho em equipe, planejamento preciso, controle de processos, segurança, operação com riscos, etc, são características naturais da preparação e execução de uma missão aeroespacial e também uma necessidade intrínseca das atividades diárias de empresas e organizações em geral.

A busca constante de novas soluções e de maior eficiência em todos esses temas é vital para o setor aeroespacial, sendo estudada e vivida em detalhes por astronautas, pilotos e engenheiros do setor em âmbito internacional.

Portanto, assim como toda a metodologia de gerenciamento de projetos utilizada por empresas de setores completamente distintos das atividades aeroespaciais foi influenciada pelos desenvolvimentos e soluções descobertos pelos programas da NASA, hoje as empresas nacionais de todas as áreas também podem contar com a experiência e o conhecimento de um profissional brasileiro, um astronauta, piloto e engenheiro com participação ativa no gerenciamento e da execução de todas as fases dos projetos aeroespaciais mais complexos e grandiosos do mundo.

Agora, toda essa experiência profissional e pessoal pode ser aplicada diretamente para as necessidades específicas da gerência e das operações das organizações públicas e empresas privadas no Brasil através de palestras e treinamentos corporativos conduzidos por Marcos Pontes.

Atualmente o astronauta desenvolve as atividades de Palestrante de forma profissional e com resultados excelentes junto a inúmeros clientes. É mais uma carreira de grande importância para o seu extenso portfólio e parte integrante do elenco de funções profissionais que ele desenvolve em diversos setores no Brasil e no exterior, entre elas, as atividades aeroespaciais.

Condecorações e Prêmios

Com uma larga experiência de mais de 600 palestras realizadas ao longo de dez anos de apresentações em instituições e empresas de renome em todos os estados do Brasil, assim como em vários outros países, Marcos Pontes tem um estilo marcante. Ele utiliza seus conhecimentos, simpatia e carisma para desenvolver temas técnicos e motivacionais de forma clara, precisa e bem humorada, envolvendo a plateia em uma viagem quase mágica por fatos, experiências, curiosidades e sentimentos que, em última instância, levam o ouvinte à reflexão de seus valores, sua dimensão e seus potenciais como ser humano e como profissional. Uma experiência recompensadora, única e memorável, junto a um personagem vivo da história do país. Um evento que certamente fará decolar seus sonhos e o auxiliará a navegar com segurança para seu sucesso.

Marcos Pontes é um dos mais solicitados Palestrantes Brasileiros, sendo aclamado e recebendo inúmeras homenagens pelo seu trabalho nessa área por todo o Brasil.

Alguns dos temas possíveis de serem abordados

Desenvolvimento Pessoal: saiba como descobrir e utilizar todo o potencial humano para o equilíbrio emocional e para o sucesso pessoal e profissional.

- Persistência
- Auto-Confiança
- Determinação
- Potencial Pessoal
- Criatividade
- Estabilidade Emocional

Organização Pessoal

Corporativos: Os recursos humanos são a parte mais valiosa do capital de qualquer empresa. Idéias, harmonia, sincronismo, metodologia e habilidades. No mercado competitivo de hoje, sobreviverão apenas as empresas mais preparadas.

- Definição de Metas
- Planejamento
- Liderança
- Trabalho em Equipe
- Gerenciamento de Projetos
- Gerenciamento de Riscos
- Segurança Operacional

Educacionais: Treinamento e muito trabalho! Essas são as chaves da propriedade. Mas é preciso saber como utilizar bem essas ferramentas!

- Importância do Treinamento
- Processo Decisório na Carreia
- Técnicas de Preparação Pessoal

Interesses Gerais: a preparação completa e eficiente tem aspectos diversos.

- Atividades Espaciais
- Atividades Aeronáuticas
- Preservação do Meio Ambiente
- Atividades Sociais
- Projetos Multiculturais (Internacionais)