Tite - Seleção Brasileira

Tite - Seleção Brasileira

Tite - Seleção Brasileira

TEMAS


Tite - Seleção Brasileira



Ex-jogador de futebol, Tite virou treinador com seu jeito calmo e motivacional.

Começou a carreira de treinador no sul, mas também já passou por São Paulo, Minas Gerais e até Emirados Árabes Unidos, onde defendeu o Al-Wahda.

Tite começou sua carreira como volante no Caxias, em 1978.

Em 1984 foi vendido para o Esportivo de Bento Gonçalves. Em 1985, foi para Portuguesa.

No ano seguinte, foi para o Guarani, clube onde alcançou seu auge, sendo vice-campeão no Campeonato Brasileiro de 1986 e no Campeonato Brasileiro de 1987 (Copa União), além de também ter sido vice-campeão no Campeonato Paulista de 1988.

Tite foi obrigado a encerrar prematuramente a sua carreira, com apenas 28 anos, devido a uma série de lesões nos joelhos, inclusive com ruptura de ligamento, perdendo a mobilidade de uma das pernas.

Até hoje não consegue dobrar um dos joelhos.

Recentemente fez uma declaração que surpreendeu a todos, dizendo que o time de infância foi o Internacional e o clube que ele sempre simpatizou, mesmo depois de se tornar treinador foi o Palmeiras, fato por ser um grande fã do trabalho do técnico Felipão.

Na infancia meu time de coração foi o Internacional e sempre tive um carinho especial ao Palmeiras por causa do Felipão que sempre fui fã.

Mas quando nos tornamos profissionais deixamos isso de lado e submetemos a outros amores de clubes que foi o Gremio, Corinthians e agora na Seleção Brasileira.

O Corinthians sagrava-se penta campeão brasileiro, e Tite ganhava o seu primeiro Campeonato Brasileiro, seu segundo torneio nacional.

Tite foi muito elogiado pela imprensa nacional por suas alterações decisivas nas últimas partidas, como as entradas de Ramírez e Adriano, que culminaram com os gols das vitórias contra Ceará e Atlético-MG, respectivamente.

Além disso, foi muito lembrado ter Tite promovido duas grandes reformulações no elenco durante 2011: após a desclassificação para o Deportes Tolima, conseguindo ótima campanha no Paulistão, e após a perda do Campeonato Paulista para o Santos, montando um grupo competitivo para o Brasileirão.

Também foi lembrada a persistência dele ao resistir durante os momentos de oscilação sofridos pela equipe ao longo do torneio.

Nas oitavas de final, o Corinthians superou o Emelec do Equador, classificando-se com um empate em 0 a 0 no Equador e uma vitória em casa por 3 a 0 indo às quartas de final da competição.

Nas Quartas de Final o Corinthians jogou contra o Vasco, empatando novamente em 0 a 0 fora de casa, em São Januário e vencendo no Pacaembu por 1 a 0 com um gol consagrador de Paulinho, nos minutos finais e avançando as semifinais da competição.

No primeiro jogo das semifinais, derrotou o Santos por 1 a 0 com gol de Emerson Sheik, na Vila Belmiro. No segundo jogo o Santos saiu na frente com um gol de Neymar, mas o Corinthians empatou com gol Danilo que garantiu a classificação na final.

O clube chegou pela primeira vez a final de uma Libertadores e enfrentou como adversário o tradicional Boca Juniors da Argentina.

O primeiro jogo foi dia 27 de junho no estádio La Bombonera e terminou com o placar de 1 a 1. O Boca Juniors saiu na frente, mas o Corinthians empatou com um gol de Romarinho. A segunda partida foi realizada no dia 4 de julho no Pacaembu.

O Corinthians ganhou o jogo por 2 a 0, com dois gols de Emerson Sheik, garantindo o título de Campeão da Copa Libertadores da América pela primeira vez na história do clube e de maneira invicta.

Com o título, Tite torna-se o único treinador brasileiro a ter conquistado os dois torneios mais importantes da América: a Copa Sul-Americana e a Libertadores.

Tite foi novamente muito elogiado por ter implantado um padrão tático muito consistente na equipe, sendo considerado um dos principais fatores para a conquista corintiana.

Tite ainda foi eleito o melhor técnico da Copa Libertadores da América de 2012.

A 16 de dezembro de 2012, Tite consagrou-se campeão mundial com o Corinthians Paulista após vencer por 1 a 0 o Chelsea no Japão.

Em um jogo muito marcado, o técnico Tite se tornou o mais vitorioso entre 2011 e 2012 e o único da história do Corinthians a ganhar o mundial e a inédita Libertadores da história do clube na mesma temporada.

No Campeonato Brasileiro de 2016 comandou a equipe até a sétima rodada, quando esta foi derrotada pelo Palmeiras por 0–1, resultado que deixou o clube na quarta posição na tabela.

Em 15 de junho, o presidente do Corinthians, Roberto de Andrade, divulgou em entrevista coletiva que Tite não seria mais treinador do clube a partir de então devido a convite feito pela Confederação Brasileira de Futebol para assumir o comando técnico da Seleção Brasileira, e manifestou seu inconformismo por não ter sido comunicado pela entidade deste convite.

No mesmo dia, à noite, Tite participou de reunião com dirigentes da Confederação Brasileira de Futebol para negociar sua contratação para o cargo.

No dia 20 de junho, foi confirmado sua contratação para ser o treinador da Seleção.

Fez uma campanha praticamente perfeita, tendo uma longa série de vitórias consecutivas, reerguendo a moral da Seleção, que vinha abalada pelas eliminações na FIFA World Cup 2014 e a já citada Copa América Centenário.

No dia 28 de Março após a Seleção Brasileira vencer o Paraguai por 3 x0 na Arena Corinthians classificou a seleção de forma antecipada para a Copa do Mundo de 2018 que será realizada na Russia, que iniciará a competição como uma das seleções favoritas.

Atualmente Tite ganhou a Copa América com a Seleção Brasileira

Temas de Palestras

- Esportes
- Liderança
- Motivação
- Superação de Desafios / Mudanças
- Trabalho em Equipe / Disciplina

AT 08-09