Luis Carlos Guedes Pinto

Luis Carlos Guedes Pinto

Luis Carlos Guedes Pinto

TEMAS


Luis Carlos Guedes Pinto



Engenheiro Agrônomo pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo, tendo recebido o Prêmio Edições Melhoramentos como melhor aluno da turma no conjunto de disciplinas relativas à Agricultura.

Doutorou-se pela mesma Escola. Livre Docente. Professor Adjunto e Professor Titular de Economia Agrícola da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP.

Fez estudos de Pós-doutorado na Universidade de Córdoba (Espanha) em 1991.

Além de Professor da UNICAMP de 1983 a 2003, foi docente na Pontifícia Universidade Católica de Campinas e na Universidade de Brasília.

Orientou diversas dissertações e teses de mestrado e doutorado. Recebeu o Prêmio Jabuti como co-autor do livro Introdução à Engenharia Agrícola; a bolsa de Reconhecimento Acadêmico Zeferino Vaz em virtude de suas atividades de ensino e pesquisa no Instituto de Economia da UNICAMP, e a Medalha do Mérito Científico e Tecnológico concedida pelo Governo do Estado de São Paulo, pelos relevantes serviços prestados à Agricultura Brasileira. Recebeu também o prêmio Frederico de Menezes Veiga, em 2009, concedido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA, pelo destacado apoio a pesquisa agropecuária no País.

Em 2010, foi eleito Engenheiro Agrônomo de 2010 pela Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo – AEASP.

Trabalhou em vários órgãos do setor público Estadual e Federal. Na Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo foi, no final da década de sessenta e início da de setenta, membro do Grupo de Implantação do Sistema de Planejamento da Assistência Técnica, Chefe da Seção de Organização e Promoção Rural e Assessor de Planejamento em Assistência Técnica à Agricultura.

No Governo Federal foi Assessor do Ministro da Agricultura, membro do Grupo de Implantação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA e Chefe da Assessoria Técnica e do Gabinete do Presidente da mesma Empresa. Presidente do Conselho de Administração da Central de Abastecimento - CEASA .

Pró-reitor de Desenvolvimento Universitário da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Presidente da Companhia Nacional de Abastecimento - CONAB, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Secretário-Executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Vice-Presidente de Agronegócios e Micro e Pequenas Empresas do Banco do Brasil; Desde agosto de 2011 é Diretor-Geral de Seguros Rurais e Habitacional do Grupo Segurador Banco do Brasil/Mapfre.

Foi Diretor e Presidente da Associação de Docentes da UNICAMP; Sócio fundador, Diretor e Presidente da Associação Brasileira de Reforma Agrária - ABRA. Membro do Conselho Curador e do Conselho Fiscal da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo - ITESP. e do Conselho Curador da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados - SEADE do Estado de São Paulo.

Presidente dos Conselhos de Administração da Companhia Nacional de Abastecimento – CONAB; da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA; das Centrais de Abastecimento de Minas Gerais - CEASA/MG ; da Companhia de Armazéns e Silos do Estado de Minas Gerais – CASEMG; da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo – CEAGESP e da Companhia Brasileira de Participação Agroindustrial - BRASAGRO. Membro do Conselho de Administração do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES.

Membro do Conselho Curador da Fundação Banco do Brasil. Membro do Conselho de Administração da Kepler Weber; do Conselho de Administração da Companhia de Seguros Aliança do Brasil e do Conselho Superior do Agronegócio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo - FIESP, desde 2008.

Temas de Palestras

- Agronegócio - Agrobusiness
- Empresários / Executivos de Sucesso
- Planejamento e Estratégia