Miguel Jorge

TEMAS


Miguel Jorge



Miguel João Jorge Filho é jornalista e executivo. Entre 2007 e 2010 foi ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior no Governo Lula.

Iniciou sua carreira no Jornalismo em 1963, na sucursal do Jornal do Brasil, em São Paulo.
 
Em 1966, fez parte do grupo de pessoas que fundou o Jornal da Tarde, onde desempenhou várias funções, chegando a subsecretário de redação.
 
Em 1977, vai para o jornal O Estado de S. Paulo e foi chefe de redação até 1987, quando saiu para integrar-se à Autolatina.

Foi professor de jornalismo Informativo na Faculdade de Comunicações da Universidade Paulista (UNIP) de 1974 a 1977 e chefe do mesmo departamento de jornalismo no período de 1976 a 1977.

Foi vice-presidente de assuntos corporativos e de recursos humanos da Autolatina.
 
Com a separação das empresas, em 1995, passou a vice-presidente de assuntos legais, recursos humanos e assuntos corporativos da Volkswagen, cargo que ocupou até janeiro de 2001, quando se transferiu para o Banco Santander, assumindo praticamente o mesmo cargo, vice-presidente de assuntos corporativos, função à qual se incorporavam as áreas de recursos humanos e assuntos jurídicos.

Em 29 de março de 2007, assumiu o ministério em substituição à Luiz Fernando Furlan.
 
Antes dele, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tentou trazer outros empresários para o Desenvolvimento, como Abílio Diniz, do grupo Pão de Açúcar, Jorge Gerdau Johannpeter, do grupo Gerdau, e Maurício Botelho, da Embraer, mas todos recusaram alegando que não poderiam se afastar dos seus compromissos empresariais ou que tinham contratos ativos com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que era subordinado ao ministério.

Temas das Palestras:


- Economia Cenário Nacional e Internacional
- Política
- Economia