Walter Lourençao - Maestro

Walter Lourençao - Maestro

Walter Lourençao - Maestro

TEMAS


Walter Lourençao - Maestro



Walter Lourenção é um maestro brasileiro.

Descendente de italianos, Walter mudou-se para São Paulo com os pais em 1938.

Começou a estudar Música em 1940, além de fazer cursos extensivos na Cultura Inglesa e na Aliança Francesa, complementando seus estudos anteriores de latim, espanhol e alemão.

Em 1967 concluiu o curso de Filosofia pela FFLCH, da Universidade de São Paulo, e logo começou a lecionar a matéria em vários colégios da capital, incluindo o Dante Alighieri.

Em 1962, criou o Grupo Coral do ICIB, que dirigiu durante 10 anos.

Em 1964, tornou-se maestro interino do Teatro Municipal de São Paulo, ajudando a preparar temporadas líricas com os maestros Edoardo de Guarnieri e Armando Belardi.

Durante 27 anos regeu concertos com a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo e a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, além de orquestras do Rio de Janeiro.

Foi o criador da orquestra de câmara do Museu de Arte de São Paulo (MASP), e regeu ainda o Madrigal Musicaviva, de São José dos Campos, e o coral juvenil do Liceu Pasteur, de São Paulo.

Em 1972, viajou pela Europa com integrantes do coral da Casa de Dante, do ICIB, e do Madrigal Musicaviva, executando músicas brasileiras, do barroco ao moderno.

A turnê incluiu o Vaticano, onde se apresentaram ao papa Paulo VI.

Em 1973, transferiu o coral do ICIB para o MASP, então dirigido por Pietro Maria Bardi. No decênio seguinte, realizaram mais de 300 concertos.

Lourenção dirigiu ainda, nesse período, o Departamento de Música do MASP, deu cursos de história da música e organizou concertos diários de artistas de todo o mundo.

Em 1975, passa a fazer parte do elenco da TV Cultura de São Paulo, onde apresentou e dirigiu programas de música e de ópera por 11 anos, até se transferir, em 1986, para a Radio Cultura de São Paulo, onde apresenta vários programas sobre música clássica e lírica.

Foi agraciado com o prêmio “Presença da Itália” do governo italiano.

Atualmente apresenta as transmissões de óperas do Metropolitan Opera, de Nova York, na temporada que vai de dezembro a abril, e é colunista do suplemento literário do jornal O Estado de S.Paulo.


Temas de Palestras:


- Trabalho em Equipe
- Liderança
- Motivação
- Filósofos

AT 07-09