Adalberto Piotto

TEMAS


Adalberto Piotto



Jornalista, autor, produtor e diretor do documentário Orgulho de Ser Brasileiro, apresentador do Revista Fecomércio e palestrante nas áreas de economia, realidade social brasileira e jornalismo.

Foi âncora do Jornal da Manhã da Jovem Pan, repórter e âncora dos programas Sintonia CBN e CBN Total, criou vários quadros de sucesso como o Quatro em Campo, sobre esportes, e abriu espaço no rádio para o Sala de Música, com João Carlos Santana, Sessão de Cinema, com Marcos Petrucelli e Música Clássica com Heloísa Fischer, dentre outros.

Adalberto Flaviano Piotto formou-se em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba, SP. Antes, durante 8 meses, foi aluno da Escola da Marinha em Florianópolis/SC. Possui especialização em Economia pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômica, FIPE-USP/SP e ainda estudou Cultura Britânica no St. Giles College de Londres, Inglaterra, e na Leeds Metropolitan University, norte da Inglaterra, além do idioma inglês.

Depois de anos trabalhando em emissoras de TV do interior, a maioria delas afiliada às grandes redes do país, como a TV Brasil, SBT de Campinas, em que foi repórter de rede, passou por TV Carioba e TV Beira Rio, chegou à CBN. Nunca havia feito rádio antes, mas era repórter.

Seu último trabalho jornalístico em rádio foi na Jovem Pan, antes passou CBN, onde atuou como repórter e âncora dos programas Sintonia CBN e CBN Total (transmitido para toda a rede da emissora, desde outubro de 2002), na emissora criou vários quadros de sucesso como o Quatro em Campo, sobre esportes, e tornou o espaço no rádio acessível e inovador para o Sala de Música, com João Carlos Santana, Sessão de Cinema, com Marcos Petrucelli e Música Clássica com Heloísa Fischer, dentre outros.

Essa foi a segunda passagem de Piotto pelo veículo do Sistema Globo de Rádio, no qual foi repórter de maio de 1998 a janeiro de 2000, antes de trabalhar por dez meses na Rádio Bandeirantes. Ele ficou na CBN até novembro de 2011. A saída da CBN ficou marcada positivamente com a reação de carinho dos ouvintes e colegas de profissão manifestado por diversas mensagens e telefonemas de apoio.

É diretor e produtor do filme-documentário Orgulho de Ser Brasileiro (2013), de sua autoria.

É apresentador do Revista Fecomércio - em que também foi responsável pelo argumento e formato - em parceria com a agência TUTU. O Revista é um programa de entrevistas livre sobre realidade brasileira que acolhe o pensamento nacional.

Em agosto de 2014 Piotto retornou ao trabalho em rádios. Foi para a Jovem Pan. Passou a âncora do Jornal da Manhã, ao lado de Joseval Peixoto, por um curto período - de julho a dezembro de 2014.

Tipos de Trabalhos:

- Palestra sobre Jornalismo
- Política - Jornalistas
- Moderador de Debates
-
Media Traning