Helder Caldeira

Helder Caldeira

Helder Caldeira

TEMAS


Helder Caldeira



Helder Caldeira é escritor, jornalista e colunista político, além de percorrer o Brasil e a América Latina como palestrante e conferencista.

Formou-se em Arte Dramática & Cinema pela UniverCidade e logo depois em Direito pela Universidade Católica de Petrópolis, especializando-se em Gestão de Políticas Públicas.

Aos 32 anos de idade assina colunas e colabora diariamente com mais de quatro dezenas de jornais de norte a sul, além de publicações internacionais, o que o situa entre os maiores articulistas políticos da atualidade.

É autor dos livros "Bravatas, Gravatas e Mamatas - A Rima Pobre do País de Todos (ou Tolos)" e "Pareidolia Política", além do grande sucesso "A Primeira Presidenta", primeiro livro publicado no Brasil sobre a presidente Dilma Rousseff, lançado em janeiro de 2011.

Capaz de escrever com jovialidade e bom humor, Helder Caldeira discorre com fluência sobre o momento político, mostrando-se extremamente habilidoso em aliar História e Comportamento à uma visão crítica das realidades brasileira e internacional.

Através de seus artigos, participa ativamente da política nacional, merecendo destaque nas principais instâncias e instituições do país.

Aliando liderança, eficiência e planejamento estratégico, o know-how político-administrativo de Helder Caldeira também já foi testado e aprovado por diversos governos estaduais e municipais, com destaque para sua última atuação à frente da Assessoria Política e Institucional da Secretaria da Casa Civil do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Atuou como produtor executivo do programa "Tempo de Criança", numa parceria inédita entre a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ) e o Conselho Estadual de Defesa da Criança e do Adolescente (CEDCA-RJ).

Foi professor da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Unaí (FACTU-MG) e sócio-fundador e presidente, por dois mandatos e aos 20 anos de idade, da Fundação Cultural de Paraíba do Sul, sua cidade natal, na região serrana fluminense.

Lá também ocupou por seis anos o cargo de Subsecretário de Desenvolvimento Turístico, Econômico e Rural.

Em outra atuação emblemática, especialmente contratado, descobriu e desarticulou esquemas ilícitos na prefeitura de uma cidade mineira, fornecendo farto material de investigação em sua denúncia ao Ministério Público.

A incansável dedicação em combater a corrupção e esclarecer a população brasileira já lhe rendeu reconhecimento dentro e fora do Brasil.

A extraordinária capacidade de aliar as atualidades políticas com a contextualização histórica e o inconsciente de nossas paixões, medos e fantasias, além de uma melódica linguagem e tom coloquiais que deixam seus textos com aquele jeito dos indispensáveis bate-papos entre amigos, fazem de Helder Caldeira um nome fundamental do jornalismo político nacional e uma figura em franca ascensão na era digital que se agiganta no horizonte de nosso tempo.

Jovem e experiente. Crítico na medida certa. Está entre os maiores, mais lidos e mais respeitados Articulistas Políticos do Brasi, atualmente Helder é Comentarista Político da Rede Record Mato Grossol.

Helder Caldeira é a contratação ideal para fazer do seu evento um grande sucesso!

Palestra - Compreendendo a Crise Brasileira

Ela tem cerca de 1h45min e forma um arcabouço político, jurídico, econômico e institucional, dentro desta nova era do país (tecnologias, mídias e redes sociais inclusas), de tal forma a permitir uma melhor compreensão da Crise Brasileira.

Falar de e em crise não é fácil, parece mau agouro, mas os anos de 2017 e 2018 serão ainda piores do que os dois últimos que passamos.

Neste exato momento, por exemplo, estamos à margem de uma conturbação social, talvez uma conflagração de fato.

Nesse sentido, todo e qualquer profissional e estudante precisa estar preparado não apenas para reconhecer a crise, mas para compreendê-la em suas nuances.

Em qualquer lugar do mundo, quem tem acesso à melhor compreensão de uma crise, dela não se torna refém e por ela é menos atingido. Esse é o mote da palestra 2017.

Tema de Palestras

- Bravatas, Gravatas e Mamatas - A Anatomia da Política Brasileira
- Pareidolia Política - Ilusões, Taras e Fantasias
- A Mudança nos Setores Público e Privado nos Últimos 30 Anos
- Os Pecados Políticos Brasileiros
- Mitos e Verdades da Política Nacional
- Marketing Político - Os Vendedores de Ilusões
- Administração Pública - Os Desafios da Nova Geração
- O Desafio de Governar o Brasil
- Jovens e Poder - A Nova Era da Política Brasileira e Mundial
- Política - Economia