Guilhermo Santiago

TEMAS


Guilhermo Santiago



Guilhermo Santiago
Diretor Royes Consultoria em Desenvolvimento Humano LTDA;
Coach certificado pelo ICC – Internacional Community Coaching (Lambert do Brasil);
Palestrante Internacional (Espanha, México, Colômbia, Argentina, Paraguai);
Co-autor do “Manual de Treinamento & Desenvolvimento” (Ed. Makron Books 1999);
Co-autor do “Manual de Gestão e Pessoas” (Ed. Gente 2002);
Co-autor do “Manual de Treinamento & Desenvolvimento” (Ed. Pearson Education 2006);
Colaborador da ABTD - Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento;
Criador do Método Sistemático de Organização Musical - S.O.M.;
Músico profissional com diversos prêmios;
Ministra cursos e workshops de Desenvolvimento através da musicalidade.
Practitioner em Programação Neurolingüística
Professor e Pesquisador de música.

Tema do Trabalho

A Arte da (in) Possibilidade
Uma Forma de “Perceber” melhor a vida

Objetivos
Ampliar a percepção de mundo (pois, se somos melhores no dia a dia, somos melhores na organização em que trabalhamos), para que o individuo possa perceber as possibilidades e oportunidades que o mundo/mercado oferecem.
Sensibilizar o indivíduo para uma percepção mais ampla e coerente de que antes do “saber” e até mesmo “fazer” precisamos “querer” e essa ação mora em cada um de nós (IN) para tornar “Possível” e realizável.
Instigar a criatividade, flexibilidade e a coragem de buscar o novo.
Fazer com que o indivíduo perceba que existem possibilidades de escolha, isto é, podemos ser vítimas ou protagonistas e a opção é de cada um: “Sofrer a história ou fazer a história”.

Programa
Palestra aplicando os ensinamentos do Método S.O.M. (Método Sistemático de Organização Musical);
Abordagens de assuntos que levam aos participantes a refletir sobre o dia a dia de uma forma mais ampla e resgatando valores como Ética e ser Dirigente de sua vida, através da música e contação de histórias, passando por conceitos e realidades de forma criativa e agradável.

Jogo das Garrafas
O Jogo das Garrafas consiste em cada participante (não interessando o número de participantes, a não ser o número mínimo de cinco) recebendo uma garrafa como ferramenta, e executar a Nona Sinfonia de Beethoven.
Em primeiro lugar o grupo é dividido em cinco subgrupos (ou departamentos; ou filiais; etc.), mas com o mesmo objetivo, isto é, fazem parte de uma mesma organização. Cada subgrupo receberá uma garrafa (por pessoa) com uma certa quantidade de água diferente um do outro. O primeiro subgrupo recebe a garrafa vazia; o segundo subgrupo com um pouquinho de água; o terceiro com um pouco mais de água; etc...
A água nas garrafas promove notas musicais diferentes pela quantidade de líquido que contém em seu interior e quando tocadas (sopradas) gera confusão sempre quando executadas nesse modo, isto é, ao mesmo tempo, pois é como se todos falassem ao mesmo momento sem dar a oportunidade e nem uma chance de se fazer ouvir e nem de ouvir o que falam e isso é provocado pelo próprio fato de experimentação do “instrumento” (Garrafa).
Quando as garrafas são executadas de forma que os outros subgrupos ouçam aquele que está executando naquele momento com a ajuda do coaching (líder) e que existe espaço para que todos os subgrupos tenham seu espaço de manifestação, começa a perceber harmonia neste momento.
Até que chega o momento que todos as pessoas dos subgrupos estão com um alto grau de atenção; concentração; foco e comprometimento, naquilo que estão fazendo, pois percebem uma melhora do primeiro tempo (garrafas sendo experimentadas) para o segundo tempo (os subgrupos executando um de cada vez dando a chance de perceber de serem ouvidos) e então neste momento eles executam a Nona Sinfonia o líder está presente, mas foram eles (as pessoas dos subgrupos) que executaram.

Pontos que podem ser abordados
• Cooperação (todos fazem parte).
• Atenção; concentração; foco; comprometimento.
• Predisposição de trabalho em grupo.
• Visão Holística do Sistema (Neste jogo é como se não houvessem paredes separando as áreas (subgrupos) e assim uma área pode ver (ouvir) o que outra área esta fazendo) .
• Importância do todo e de cada um como indivíduo (a sua nota musical; ou sua contribuição no processo de um objetivo) é fator fundamental, pois sem sua atuação (sua nota) é impossível atingir o objetivo (executar a música).
• Tean Building (formação de equipes).
• Respeitar as diferenças (só é possível executar uma música se as notas forem diferentes e isso faz a diferença).
• Auto-estima (possivelmente estaremos lidando com um grande número de pessoas que não entendem de música, e eles estarão executando uma música importante e respeitada inclusive nos meios acadêmicos musicais). Além disso, com objetos do dia a dia (garrafas).
• O impossível – Quando pensamos na palavra “IN” (que possuem dúbio sentido) “In” de negação e o “In” dentro, e ai temos a IN POSSIBILIDADE, isto é, buscar a possibilidade dentro de nós mesmos.

Referencial Teórico
Método S.O.M. Método Sistemático de Organização Musical ¬- Estuda o efeito do Som no organismo e na psique.
Técnicas Coaching - Comunicação apropriada para surtir um melhor entendimento no público.
Construtivismo - Embasa o trabalho focado no treinando e respeitando o que ele já sabe,
Ciclo de Aprendizagem Vivencial (CAV) - transforma informação (conjunto de dados) em conhecimento (a teoria ganha significado para o treinando).
Jogos e Dinâmicas de Grupo - Consolidam a aprendizagem e gerenciam o estresse negativo como benefício paralelo.
Inteligência Emocional - A teoria que revolucionou tudo o que sabíamos sobre o que é ser inteligente e ensina como maximizar os resultados que podemos obter individualmente e em equipe.
Estudos do Potencial Humano - Conjunto de teorias e técnicas que transformam simples informações em mudanças efetivas e valor agregado ao treinando e a organização
Física Quântica - Retrata a teoria da administração Holística.
Neurociências - Ciência que estuda o funcionamento do cérebro em relação aos estímulos internos e externos.
Programação Neuro Lingüística - Sistematiza os conhecimentos das mais modernas técnicas da psicologia, da neurociência; neuropsicologia e neuroaprendizado, que estudam o comportamento e o funcionamento do cérebro e de como gerar excelência para alcançar resultados.