Jaime Lerner

TEMAS


Jaime Lerner



Jaime Lerner, nascido em 17 de dezembro de 1937 em Curitiba, é arquiteto e urbanista, graduado em pela Universidade Federal do Paraná em 1964.

Um dos criadores e estruturadores do Instituto de Pesquisa e planejamento urbano de Curitiba (IPPUC) em 1965, participou da preparação do Plano Diretor de Curitiba que resultou numa transformação física, econômica e cultural da cidade.

Foi prefeito de Curitiba em três mandatos: 1971/75, 1979/83 e 1989/92.

Durante seu primeiro mandato, lerner consolidou a transformação urbana e implantou o Sistema Integrado de Transporte Coletivo reconhecido mundialmente por sua eficiência, qualidade e baixo custo.

Nos mandatos seguintes, além das ações de planejamento urbano inovadoras, Lerner intensificou e implantou programas que resultaram avanços sociais importantes, colocando Curitiba entre as capitais com a melhor qualidade de vida do mundo.

Eleito governador do Paraná em 1994 e reeleito em 1998, Lerner promoveu a maior transformação econômica e social da história do Estado.

Apoiado numa vencedora política de atrações de investimentos, o Paraná consolidou sua posição como um dos principais focos econômicos do país, recebendo U$ 20 bilhões em investimentos entre 1995 e 2001.

Reproduzindo a experiência de sucesso de Curitiba, Jaime Lerner modernizou transporte, uso de solo, educação, saúde, saneamento, lazer e industrialização como um todo.

Quando esteve fora de cargos públicos, Jaime Lerner continuou desenvolvendo diversos projetos de arquitetura e planejamento urbano.

Na década de 60, ele e sua equipe venceram dois importantes concursos de arquitetura: 1o colocado no Concurso Nacional para a Sede da Policia Federal em Brasília, 1968; 2o. colocado no Concurso Internacional Eurokursaal em San Sebastian, Espanha, 1966. Foi membro do grupo de jovens arquitetos brasileiros que representaram o Brasil na Exposição Bienal de Paris em 1969.

Em 1989 ganhou a Medalha de prata no International City Design Competition promovido pela Escola de Arquitetura e Planejamento urbano da Universidade de Wisconsin nos Estados Unidos.

Além de presidir a Sessão Paranaense do Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB, Lerner também recebeu diversos prêmios regionais e nacionais em projetos de arquitetura e planejamento urbano.

Lerner desenvolveu projetos para várias cidades brasileiras como Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Salvador, Aracaju, natal, Goiânia, Campo Grande e Niterói, entre outras.

Também rtrabalhou em Caracas (Venezuela), San Juan (Puerto Rico), Xangai (China), Havana (Cuba), Seoul (South Korea); e foi consultor das nações Unidas para assuntos urbanos.

Lerner foi professor convidado pela Universidade de Berkeley, Califórnia e deu diversas palestras nas Universidades de Cincinnati (USA), Columbia (USA), Osaka (Japão) entre outras.

Participou também de seminários e congressos em diversos países como Colombia, Puerto Rico, Espanha, França, Inglaterra, Japão, Estados Unidos, China e Emirados Árabes. Recentemente ministrou curso como professor convidado pela Universidade de Columbia.

Entre as principais conferências, Lerner participou da International Green Forum, Osaka, Japão (1986); New York Academy of Sciences (1986); Conferencia UIA/AIA "World Congress of Architects (Chicago, USA, 1993), 53rd Annual United Nations Conference (2000), e na Clinton Global Initiative (2006).

Em 2006, foi convidado a participar na exposição "Leonardo da Vinci: Men Inventor, Genius - section Modern-Day Leonardos", no Museu de Ciência e Industria de Chicago, USA; e na 8th Bienal Internacional de Arquitectura de Santo Domingo, Republica Dominicana.

Foi um dos principais palestrantes do TED - Ideas Worth Spreading em Monterrey, California em 2007; no Ecocity World Summit em San Francisco, California ; na Conferencia Urban Age em Sao Paulo, em 2008; e na Made Expo Madrid, Espanha, em 2009.

É também um dos fundadores do Instituto Jaime Lerner, centro criado para disseminar estratégias de desenvolvimento urbano.

Em julho de 2002, lerner foi eleito presidente da União Internacional dos Arquitetos , UIA, para um mandato de três anos.

Seru principal programa na UIA foi o projeto Celebração das Cidades, que convocou todos os paises e culturas para desenvolver propostas para soluções urbanas.

Desde 2003, Jaime Lerner preside o Jaime Lerner Arquitetos Associados, seu escritório de arquitetura em Curitiba.

A empresa tem um quadro de consultores e colaboradores em diversas áreas de conhecimentos, reunidos através da experiência obtida em Curitiba e nos diversos projetos em ourras cidades brasileiras e no exterior.

Atualmente o escritório desenvolve trabalhos para São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Florianópolis, Recife, Joinville, Cuiabá, São Caetano, Campinas, e também David (Panama), Oaxaca, Durango (Mexico), Luanda (Angola) além de diversos projetos para o setor privado.

 Temas das Palestras

- Arquitetura / Design
- Empresários / Executivos de Sucesso
- Política
- Sustentabilidade / Meio Ambiente
- Criatividade e Inovação
- Empreendedorismo