Fernando Marinho

Fernando Marinho

Fernando Marinho

TEMAS


Fernando Marinho



Graduado em Economia, com Pós-Graduação em Segurança de Dados e Sistemas.
Formado pelo Disaster Recovery Institute (DRI International), membro do Grupo de Notáveis da Coordenadoria de Investigações de Crimes Eletrônicos do Ministério Público do Rio de Janeiro, membro honorário do Comitê de Riscos e Crises Corporativas da AMCHAM do Paraná e do Conselho Consultivo do Security Week.

Filiado ao International Information Systems Forensics Association (IIFSA), ao Global Association os Risk Professionals (GARP) e representante nacional do IAEM (International Association of Emergency Managers).
Assessor da Petrobrás e Comdisco do Brasil em Contingência e Continuidade de Negócios, atendendo a Pagadoria da Marinha em Segurança de Dados e Sistemas.

Professor convidado para a cadeira de Business Continuity Planning para os cursos de Pós-Graduação em Segurança de Informações do NCE (Núcleo de Computação Eletrônica) da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e da IBPI (Instituto Brasileiro de Pesquisa em Informática) em convênio com a UniRio.
 
Palestrante convidado para inúmeros eventos, dos quais se destacam: COMDEX, SUCESU, CIO Brasil, Comitê de Riscos e Crises Corporativas da AMCHAM, ISACA, FENASOFT e Security Week.

LIVRO - "Como Proteger e Manter seus Negócios"

Pensar no futuro não deve ser característica dos mais experientes. Deveria ser obrigação de todo bom executivo ou empresário, que apagam o incêndio de hoje com o olho no que pode acontecer amanhã.

Esta prevenção é muito mais que um seguro, pois ao invés de possuir a característica estática e específica deste, deve ser dinâmica e auto-renovável para estar capacitada a atender as necessidades de uma organização que evolui constantemente.

Um observador mais atento poderá perceber que a questão de Segurança trata exatamente disto, sendo mais que um vigilante postado ao lado da entrada da empresa ou que equipamentos e aplicativos de informática. Estes são meros ícones que incorporamos no nosso dia a dia.

Um ambiente corporativo seguro não é obtido com ações isoladas. É o resultado de um conjunto de atividades, focadas no gerenciamento dos riscos.

Dentre estas atividades, encontramos as atividades relacionadas à Contingência e Continuidade, que apesar de estarem profundamente arraigadas na mentalidade dos profissionais de Tecnologia de Informação (TI), foram recentemente assimiladas pelos executivos de negócios e empresários, que perceberam o diferencial competitivo que delas podem ser obtidas.

E foi justamente esta a razão que levou o consultor Fernando Marinho a escrever este livro. Planejado para ser uma bússola, indicando a direção que deve ser tomada, com a utilização dos textos explicativos e resumidos que trazem o assunto para o contexto da realidade brasileira.

Baseando-se na metodologia do Disaster Recovery Intitute e complementado com a experiência prática de um profissional que possui um portfólio de projetos realizados em organizações do setor público e privado dos mais diversos segmentos, o autor aborda os assuntos relacionados em uma seqüência de planejamento, de forma clara e objetiva.

O livro é indicado como um Guia para pessoas que desejam informações sobre Planos de Contingência ou de Continuidade de Negócios, sejam elas da área de Negócios ou de TI. Como livro-texto para o ambiente acadêmico, seja de graduação ou MBAs, ou simplesmente como o livro de cabeceira de quem deseja se especializar na atividade.

Temas das Palestras

- Como salvar dinheiro, implementando Segurança de Informação na sua empresa;

- O que é um Plano de Continuidade de Negócios ?

- Você sabe o que é um BIA (Business Impact Analysis) ?

- Política de Segurança: como elaborar e implementar

- Passo a passo em um Plano de Recuperação de Desastres (Disaster Recovery Plan)

- Plano de Contingência Operacional para negócios e para TI: como decidir qual fazer ?

- PAE: Plano de Ação Emergencial