Morena Leite

TEMAS


Morena Leite



Morena Leite é uma chef de cozinha reconhecida por misturar técnicas francesas com ingredientes típicos do Brasil e uma das donas e sócias do grupo Capim Santos, que inclui os restaurantes Capim Santo e Santinho e o Instituto Capim Santo.

Aos 15 anos, foi estudar em Cambridge, na Inglaterra, onde entrou em contato com diversas culturas e foi a partir daí que despertou de vez o seu interesse pela gastronomia. Dois anos mais tarde, foi para Paris, estudar na escola gastronômica mais famosa e renomada do mundo, Le Cordon Bleu, se formando como Chef de Cozinha e Confeitaria, sendo uma das alunas mais jovens a se formar na escola. Segunda ela, lá aprendeu a valorizar a cultura de um país a partir de seus ingredientes locais. Foi a partir daí que nasceu a sua característica culinária: a utilização da técnica francesa com ingredientes brasileiros.

Em 1999, Morena inaugurou a sua filial do restaurante Campim Santos na cidade de São Paulo, no ano seguinte começar a dar aulas no Atelier Gourmand e em 2001 foi convocada a representar o Brasil no "Festival da Cozinha Latino Americana", em Chicago. Seis anos mais tarde, inaugurou a Escola de Cozinha Sabores e Saberes.

Hojé, além dos restaurantes Capim Santo e Santinho, comando um Buffet-Catering e o Instituto Campim Santo. Escreveu 8 livros de cozinha e, de forma antropológica, mostra que o alimento também nos nutre culturalmente, geograficamente, historicamente, espiritualmente e musicalmente. Participou de inúmeros festivais de cozinha na França, Espanha, Portugal, Itália, Alemanha, Emirados Árabes, África, Estados Unidos e América latina. E em 2016, inaugurou a segunda filial do restaurante Capim Sants, na cidade do Rio de Janeiro.

Em 2017, Morena foi convidado pela francesa Coco Coupérie-Eiffel, dona do Café de L'Homme e bisneta de Gustave Eiffel, o arquiteto responsável pelo projeto da Torre Eiffel, a criar um menu especial, com ingredientes tropicais, para o verão francês.

Livros:

- Brésil Sons et Saveurs
- Campim Santo - Receitas para receber amigos
- Doce Brasil - Bem Bolado
- Mistura Morena
- Seleção Brasileira de Gastronomia - 22 chefs, 22 ingredientes, 22 receitas
- Art In The Kitchen - Brazillian Recipes By Chef Morena Leite
- Santinho - Comida para compartilhar
- Tapioca - Histórias e Receitas
- As Chefs

Temas de Palestras:

- Gastronomia
- Motivação
- Liderança
- Trabalho em Equipe
- Case de Sucesso

AT 10-09