Cledorvino Belini

Cledorvino Belini

Cledorvino Belini

TEMAS


Cledorvino Belini



Cledorvino Belini,  atual presidente da Fiat do Brasil, e responsável pelo Grupo Fiat na América Latina. Belini é também presidente da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), principal entidade da indústria automobilística brasileira, desde abril de 2010.

Belini assumiu em fevereiro de 2004 o cargo de presidente da Fiat Automóveis para a América Latina. Em 2005, assumiu a presidência de todo o Grupo Fiat para a América Latina.

É formado em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie e cursou a pós-graduação em Finanças no curso de mestrado na USP. Possui MBA pelo FDC/INSEAD, obtido em 2002. Em 2009, Belini passou também a integrar o Conselho Executivo do Fiat Group (GEC), a mais elevada instância mundial de comando executivo do grupo.

Belini também é diretor presidente da Fiat Finanças Brasil, desde 2005 e presidente do Conselho de Administração do Banco Fidis desde janeiro de 2009. Além disso, é membro do Conselho Superior Estratégico da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do International Advisory Board, da Fundação Dom Cabral.

De 1987 a 1993, foi diretor de compras da Fiat Automóveis, destacando-se a racionalização do parque de fornecedores e a criação de uma base de fornecedores em Minas Gerais, vizinhos à fábrica de automóveis (a "mineirização"), o desenvolvimento da fábrica integrada e a implantação do just in time e do kanban, com redução drástica dos estoques.

A partir de 1994, foi diretor comercial e diretor geral da Fiat Automóveis. Nesta época, foi o responsável pela introdução do sistemas de vendas Mille On Line, campanhas publicitárias e lançamento do Fiat Palio, o carro mundial da Fiat.

Belini atuou também na Fiat Allis (1973 a 1986), atual Case New Holand, onde começou como supervisor de Sistemas e Métodos, foi gerente de Peças de Reposição, gerente geral de vendas de tratores, gerente de materiais e chegou à posição de diretor de materiais, cargo que ocupou de 1983 a 1986. Antes disso, atuou no setor de Recursos Humanos da IRF Matarazzo (1967 a 1973). Foi professor na Universidade São Marcos de 1975 a 1982.

Alguns títulos:

  • Industrial do Ano 2005 - pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG)
  • Executivo de Valor 2007, 2008 e 2009 - pelo Jornal Valor Econômico
  • Recebeu a medalha da Inconfidência concedida pelo governo de Minas Gerais
  • Recebeu a Comenda Grande Ufficiale Della Republica Italiana concedida pelo Presidente da República da Itália

Temas das Palestras
- Gestão de Pessoas
- Liderança
- Trabalho em Equipe
- Competitividade
- Case de Sucesso
- Empresário de Sucesso
- Empreendedorismo

AT 7-8