Carla Vilhena

São Paulo/SP


Carla Vilhena

Carla começou a trabalhar aos 15 anos e aos 16 já estava na TV Globo, fazendo seu trabalho temporário para as Olimpíadas de Los Angeles, em 1984, mesmo ano em que entrou para a faculdade. Depois, em 1985, cumpriu outro contrato por tempo determinado na Eleição indireta de Tancredo Neves. Com a doença do presidente eleito, que morreu logo em seguida, Carla cobriu a posse do vice-presidente José Sarney.




Vídeos



 



Carla começou a trabalhar aos 15 anos e aos 16 já estava na TV Globo, fazendo seu trabalho temporário para as Olimpíadas de Los Angeles, em 1984, mesmo ano em que entrou para a faculdade. Depois, em 1985, cumpriu outro contrato por tempo determinado na Eleição indireta de Tancredo Neves. Com a doença do presidente eleito, que morreu logo em seguida, Carla cobriu a posse do vice-presidente José Sarney.

Trabalhou também como editora de imagens na extinta TV Manchete em 1987 e 88. Ao mesmo tempo, Carla cursava a faculdade – e graças a um professor, André Motta Lima, que a levou pela primeira vez a um estúdio profissional, passou a apresentar um programa na TV Educativa, o “Espaço Comunitário”, em rede nacional. Depois disso, fez reportagem para revistas e jornal. Em 1989 se formou na faculdade e foi morar na Itália. Carla conheceu vários países, estudou muitas línguas, oque a fez ganhar muita experiência de vida.

Carla estreiou em 1997 na rede globo, apresentando o SPTV, o jornal local do meio-dia em São Paulo. Em três meses, virou apresentadora do Fantástico, ao lado de Pedro Bial, no lugar da Fátima Bernardes. Fiquei lá por um ano e meio, até a copa de 1998. Em 1999, passou a fazer parte do time de revezamento de fim de semana de apresentadores do Jornal Nacional.

Saiu para a reportagem, onde ficou dois anos e fez trabalhos memoráveis como o especial dos 500 anos do descobrimento do Brasil (2000). Em seguida, apresentou o Bom Dia SP e Bom Dia Brasil pela primeira vez.

Carla se afastou por um tempo das telinhas para dar à luz os meus gêmeos, em abril de 2001. Na volta da licença-maternidade, assumiu a bancada do Jornal Hoje, ao lado de Carlos Nascimento. No ano seguinte foi para o SPTV, onde permaneceu por oito anos, até 2011. Passou a apresentar (pela segunda vez) o Bom Dia SP e o Bom Dia Brasil, por três anos, até ser convidada para a equipe de repórteres especiais do Fantástico.

Passou a rodar o Brasil e o mundo em busca de reportagens para o programa, como a denúncia de descaso contra nosso patrimônio histórico e arquitetônico e a memorável entrevista com Julio Iglesias, direto de sua casa de praia em Marbella, Espanha.

Em maio de 2018, Carla deixou a Globo, após 21 anos seguidos, para se dedicar mais à minha família e ao meu trabalho na internet. O blog original cresceu e virou um site completo, com tudo sobre sua carreira e o trabalho que desenvolve para empresas e nas redes sociais.

Media Training

Diante da transformação da mídia com o mundo digital, esse programa é indicado para:

Aprender e praticar técnicas para dar uma excelente entrevista para os canais de comunicação e mídias online;
Lidar tranquilamente com perguntas difíceis e saber responder da melhor maneira quando questionado;
Lidar tranquilamente com perguntas difíceis e saber responder da melhor maneira quando questionado.

Comunicação Eficiente, Autoconfiança para expor ideias e Controle das Emoções São requisitos fundamentais para porta-vozes, em qualquer área de atuação.
Líderes e Profissionais que representam uma marca devem submeter-se a esse treinamento para entender as características da mídia, melhorar sua performance comunicativa, desenvolver competências de relacionamento com jornalistas para defender os interesses da marca.
Ressaltando a importância da relação entre Imprensa x Empresa, este Programa de Capacitação de Media Training (treinamendo de mídia) é focado nas competências comunicacionais do assessor e/ou porta-voz visando desenvolver a imagem empresarial e a autoimagem.
Em sequência às entrevistas, Morrone faz uma análise individual ressaltando pontos positivos e aspectos que podem ser aperfeiçoados.

Bloco I
Contextos e desafios
Self: Conecte-se com suas vulnerabilidades;
Autoconhecimento, autoconfiança e o medo de se expor;
A pirâmide da comunicação: ferramentas e técnicas poderosas para construir seu discurso;
Concisão: por que isso ainda é um desafio no mundo 4.0?
Fortaleça sua comunicação não-verbal no mundo digital: gestos, contato visual, alternância de tom e outros fatores;
Recomenda-se que esse módulo seja alinhado e customizado de acordo com os desafios da área de comunicação e assessoria de imprensa do contratante.

BLOCO II
Entrevista por videoconferência: simulações e analise de caso
Após a palestra, faz simulações de entrevistas com alguns dos próprios participantes, abordando temas conflitantes e instigando uma primeira postura do entrevistado ao dar as respostas.
A quantidade e duração das entrevistas podem ser acordados de acordo com o perfil do evento.
Denise tem expertise para lidar com participantes que não possuem facilidade para se expor.

BLOCO III
Análise Individual e conjunta
Em sequência às entrevistas, faz uma análise individual ressaltando pontos positivos e aspectos que podem ser aperfeiçoados.
Ao final, a palestrante constrói um feedback coletivo — sem citar nomes — apontando deslizes e pontos prejudiciais e propondo novas maneiras de engajar respostas.
É fundamental que o treinador saiba como lidar com participantes que tenham dificuldades para se expor e encaram a visibilidade como um fantasma.
Só depois de um processo de autoconhecimento é possível assimilar dicas práticas para ter bom desempenho em entrevistas jornalísticas.

Temas de Palestras:

- Jornalista;
- Estilo de vida;
- Blog;
- Telecomunicação;
- Carreira;
- Comunicação Corporativa - Expressão Verbal;
- Case de Sucesso;
- Apresentadores;
- Mulheres de Sucesso;
- Longividade e Etarismo;

 

AT 11-23
Mande-nos uma Mensagem