Marina Silva

TEMAS


Marina Silva



Eleita pela primeira vez para o senado em 1994, marina silva (pt do acre) foi naquela ocasião, aos 36 anos, a senadora mais jovem da história da república, tendo sido a mais votada entre os candidatos de seu estado. Em 2002 foi reeleita com uma votação quase três vezes superior à anterior. Foi designada ministra de estado do meio ambiente pelo presidente luís inácio lula da silva e tomou posse em 1º de janeiro de 2003.

Marina nasceu em 8 de fevereiro de 1958, na colocação (espaço explorado por uma família dentro do território do seringal) breu velho, no seringal bagaço, a 70 quilômetros de rio branco, capital do estado, para onde foi aos 16 anos. Seu primeiro emprego foi de empregada doméstica. Nessa época, alfabetizou-se pelo antigo mobral, fez supletivo e, aos 26 anos, formou-se em história pela universidade federal do acre. No mesmo ano - 1985 - filiou-se ao pt. Participou das comunidades eclesiais de base, de movimentos de bairro e do movimento dos seringueiros.

Em 1984 foi fundadora da cut no acre. Chico mendes foi o primeiro coordenador da entidade e marina, a vice-coordenadora.

Nas eleições municipais de 88 foi a vereadora mais votada em rio branco e conquistou a única vaga de esquerda na câmara municipal. Em 1990 candidatou-se a deputada estadual, sendo novamente a mais votada. Uma pesquisa da universidade federal do acre mostra que marina teve a melhor atuação parlamentar naquela legislatura.

No senado federal, é vice-presidente da comissão de assuntos sociais e membro titular da comissão de educação. Foi vice-presidente da comissão especial do congresso de combate à pobreza, criada por proposta de sua autoria. Foi líder da bancada do pt e bloco de oposição no ano de 1999.

Foi escolhida em 2002, pelo quarto ano consecutivo, uma dos cem parlamentares mais influentes do congresso nacional, pela publicação "os cabeças do congresso", pesquisa suprapartidária coordenada pelo diap-departamento intersindical de assessoria parlamentar.

Também em 2002 marina silva teve duas biografias lançadas, uma no brasil e outra nos estados unidos. A primeira - "marina silva" - faz parte da coleção "fé e política", da editora salesiana, de são paulo. A segunda, intitulada "marina silva - defendendo as comunidades da floresta tropical no brasil" (no original, "marina silva - defending rainforest communities in brazil"), é da editora the feminist press, da universidade da cidade de nova iorque. Faz parte da coleção "mulheres mudando o mundo" e a autora é ziporah hildebrandt.

Prêmios e homenagens recebidos

- placa e título de sócia honorária da fundação chico mendes - xapuri/ac, 2001
- prêmio goldmann de meio ambiente, como representante das américas do sul e central - são francisco/eua - 1996
- prêmio jorge marskell "em defesa das águas, da floresta e dos povos que nela vivem" - comissão pastoral da terra - manaus/am, 1999
- homenagem a "25 mulheres em ação no mundo pela vida na terra", do programa das nações unidas para o meio ambiente - onu, nova york/eua, 1997
- chave da capital do estado do texas - austin/eua, 2000
- medalha almirante tamandaré - marinha do brasil - brasília/df, 1999
- mulher do ano - revista "miss magazine" - washington/eua, 1997
- prêmio "jovens de futuro no mundo" - revista "time" - nova york/eua, 1995
- mulher do ano - conselho nacional das mulheres do brasil - rio de janeiro/rj, 1998
- prêmio carlito maia de cidadania - revista imprensa - são paulo/sp, 2002
- ordem do mérito judiciário - tribunal superior do trabalho - brasília/df, 2001
- prêmio top eco - associação dos dirigentes de vendas e marketing do brasil - são paulo/so, 2001
- prêmio crea - conselho regional de enmgenharia e arquitetura - rio de janeiro/rj, 2001
- prêmio fase "solidariedade e educação - fase - rio de janeiro/rj, 2001
- homenagem do pt nacional nos 20 anos do partido - são paulo/sp, 2000
- ordem do mérito dom bosco - tribunal regional do trabalho - brasília/df, 2000
- comenda verde minas brasil - belo horizonte/mg, 1999
- instituição do prêmio marina silva para o melhor trabalho referente a meio ambiente - universidade estadual do vale do acaraú - sobral/ce (concedido anualmente desde 1998, durante a semana de meio ambiente, em junho)

Principais projetos

Durante seu trabalho no senado, a ministra marina silva apresentou 43 projetos. Dentre eles, destacam-se:

1. Projeto da lei de acesso à biodiversidade. Disciplina o acesso aos recursos da biodiversidade brasileira e ao conhecimento das populações tradicionais.
2. Projeto do fpe verde - cria reserva de 2% do fundo de participação dos estados e do distrito federal para os estados que tenham, em seus territórios, unidades de conservação federais e terras indígenas demarcadas.
3. Projeto do orçamento social - dá outra estrutura para o orçamento do país, de maneira a obrigar que as verbas destinadas a gastos sociais como educação, saúde, assistência social, saneamento, habitação popular e reforma agrária sejam efetivamente aplicadas nesses setores.
4. Projeto da responsabilidade social - junta ao conceito de responsabilidade fiscal, já estabelecido em lei, a exigência de que os governantes também sejam induzidos a cuidar da área social.

 Temas de Palestras

- Política
- Sustentabilidade / Meio Ambiente
- Qualidade de Vida