Ozires Silva

TEMAS


Ozires Silva



Ozires Silva é um engenheiro aeronáutico. Foi ministro da Infraestrutura e ministro das Comunicações do Brasil. Foi presidente e cofundador da Embraer. Presidiu também a Petrobras e a Varig. Em 2008 foi nomeado reitor da Unimonte, cargo que ocupou até outubro de 2018, quando passou a atuar como Chanceler da Universidade São Judas. Atualmente também é Presidente do Conselho de Inovação da Ânima Educação.

Segundo o engenheiro Decio Fischetti, autor de sua biografia, "Ozires faz parte da Santíssima Trindade da Aeronáutica brasileira, juntamente com Santos Dumont e o brigadeiro Casimiro Montenegro Filho, criador do ITA".

Coronel da Aeronáutica e engenheiro formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Destaca-se por sua contribuição no desenvolvimento da indústria brasileira. Capitaneou a equipe que projetou e construiu o avião Bandeirante. Em 1951 cursou piloto militar da Escola de Aeronáutica. Em 1954, cursou piloto de Patrulha e da tática Anti-Submarina Aeronaval.

Liderou em 1969 o grupo que promoveu a criação da Embraer, uma das maiores empresas aeroespaciais do mundo. Deu início à produção industrial de aviões no Brasil. Presidiu a empresa até 1986, quando aceitou o desafio de ser presidente da Petrobras, onde atuou até 1989.

Em maio de 1986, pilotando o próprio avião Xingu da Embraer, ele viveu um episódio conhecido como a "Noite Oficial dos OVNIs", quando 20 objetos não identificados foram detectados no espaço aéreo pelo Cindacta de Brasília.

Em 1990, assumiu o Ministério da Infraestrutura e, em 1991, retornou à Embraer, desempenhando um papel importante na condução do processo de privatização da empresa, concluído em 1994. Também atuou como presidente da Varig por dois anos.

Criou em 2003 a Pele Nova Biotecnologia em Ribeirão Preto, primeiro fruto da Academia Brasileira de Estudos Avançados, empresa focada em saúde humana cuja missão é a pesquisa, desenvolvimento e produção de tecnologias inovadoras na área de regeneração e engenharia tecidual. Ozires Silva também faz parte de uma série de Conselhos e de Associações de Classe. Em 18 de novembro de 2008, a Unimonte apresenta à sociedade Ozires como seu novo reitor. Em 2018, a Unimonte foi adquirida pelo grupo Anima Educação, que administra também a Universidade São Judas Tadeu, entre outras instituições.

A Unimonte passou a ser denominada Centro Universitário São Judas Tadeu, mantendo Ozires Silva como reitor até outubro de 2018. A partir de então, passou a atuar como Chanceler da Universidade São Judas, continuando também como Presidente do Conselho de Inovação da Ânima Educação.

Revistas:

- Articulista da Revista VALEPARAIBANO
- Articulista da Revista AIRBONE DA TAM
- Articulista da Avião Revue

- Livros:

- A Decolagem de um Sonho: História da Criação da Embraer
- Cartas a um Jovem Empreendedor
- Etanol: a revolução verde e amarela
- Nas Asas da Educação: A trajetória da Embraer
- A Decolagem de um Grande Sonho
- Rotas de um Empreendedor
- O Sonho que Decolou, a fascinante história da Embraer

Temas de Palestras:

- Indústria 4.0
- Ozires Silva fala sobre Como reter e desenvolver talentos
- Brasil precisa de inovação para decolar, avalia Ozires Silva
- Empreendedorismo
- Trabalho em Equipe
- Gestão de Pessoas
- RH
- Motivação
- Case de Sucesso
- Liderança

AT 10-09