Robert Scheidt

Robert Scheidt

Robert Scheidt

TEMAS


Robert Scheidt



Iniciou-se no esporte na Escola Infantil do Esporte Clube Banespa e pelo C.A.D.E. no Esporte Clube Pinheiros. Por influência do pai começou a velejar.

Velejava e participava de torneios de tênis. Acabou optando pela vela. Com apoio do Dudu Melchert, seu técnico, progrediu rapidamente vencendo diversas competições.

Sagrou-se campeão sul-americano de Optimist, em Algarrobo, no Chile, com apenas 11 anos de idade.

Venceu novamente no ano seguinte e foi convocado para representar o Brasil no Mundial de Optimist em Rosas, Espanha. Era a consagração no esporte da vela. Largou o tênis.

Com o peso e tamanho excedendo o recomendado no Optimist, ingressou no Snipe, onde colheu ótimos resultados. Estava aguardando encorpar para poder velejar no Laser.

Já em 1990 sagrou-se vice-campeão brasileiro júnior de Snipe e campeão brasileiro júnior de Laser, classificando-se para o Mundial Júnior de Laser na Holanda.

Neste campeonato, realizado nos moldes de uma olimpíada, pegou gosto pela vela de alta performance e percebeu que tinha talento para vencer. O que faltava era experiência internacional.

Estabeleceu um plano de treinamento que incluía regatas na Dinamarca, Suécia e a famosa semana de Kiel, na Alemanha. Foi ao Mundial e venceu 9 das 10 regatas, sagrando-se campeão Mundial Júnior de Laser em 1991 na Escócia. Foi seu ingresso no primeiro time da vela mundial.

Em março de 1995 venceu o Pan-Americano em Mar del Plata, Argentina, tendo o primeiro destaque pela imprensa nacional. Surgiram os primeiros patrocínios.

Em 1996 formou-se administrador pela Universidade Mackenzie. Nova decisão importante: continuar na vela ou trabalhar na profissão. Porém as vitórias em sucessivos campeonatos mundiais, bem como a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Atlanta, e o conseqüente reconhecimento pela imprensa, prenderam-no definitivamente à vela.

Robert Scheidt (São Paulo, 15 de abril de 1973) é um velejador brasileiro, bicampeão olímpico e octacampeão mundial de iatismo na classe Laser, além de campeão mundial na classe Star em 2007.

Começou a velejar aos nove anos na Represa de Guarapiranga, no Yacht Club Santo Amaro, em São Paulo, com um barco dado de presente pelo pai.

Aos onze anos ganhou pela primeira um título importante, o sul-americano da classe Optimist, que conquistaria mais duas vezes nos anos 1980, passando a se dedicar completamente à Vela em detrimento do tênis, seu outro esporte favorito.

Apos rápida passagem pela classe Snipe, ele encontrou seu lugar como grande atleta na classe Laser em 1990, onde após ganhar o campeonato brasileiro de juniores foi treinar na Suécia e na Dinamarca, visando a se tornar um velejador de primeiro nível internacional.

Em 1991, ganharia dez das onze regatas do campeonato mundial de juniores de Laser, na Escócia.

A partir daí, não só se tornaria um velejador de nível internacional, mas o maior do mundo na sua categoria, dominando completamente a classe Laser pelos anos seguintes, começando as grandes conquistas em 1995 com a medalha de ouro nos Jogos Pan-americanos de Mar del Plata e o primeiro título mundial na Ilha de Tenerife, na Espanha, até a grande consagração do ouro em Atlanta, em 1996.

Nos próximos dez anos, Robert conquistaria mais sete títulos mundiais , dois títulos pan-americanos e mais uma medalha de ouro e uma de prata em Jogos Olímpicos.

Formado desde 1996 em administração de negócios pela Universidade Mackenzie, Scheidt trocou a classe Laser pela classe Star depois dos Jogos Olímpicos de Atenas e do seu último título mundial em Fortaleza, conquistando o título pela primeira vez em seu país, e nestes três anos já conquistou nove títulos na categoria, junto com o velejador Bruno Prada.

Em julho de 2007, ao lado de Prada, Scheidt conquistou pela primeira vez o título mundial da Star, em Cascais, Portugal.

Nas Olimpíadas de Pequim em 2008, após um início de competição ruim, conquistou na última regata a medalha de prata, novamente com Prada. Em Outubro do mesmo ano, casou-se com Gintare Volungeviciute em Kaunas na Lituânia.

Temas de Palestras

- Liderança
- Superação
- Motivação
- Resultados
- Trabalho em Equipe
- Empreendedorismo
- Competitividade