Bebeto

TEMAS


Bebeto



Um dos maiores atacantes brasileiros nos anos 80 e 90, José Roberto Gama de Oliveira, o Bebeto, hoje mora no Rio de Janeiro (RJ) e trabalha como empresário.

Nascido em Salvador (BA), dia 16 de fevereiro de 1964, Bebeto começou a carreira nos infantis do Vitória (BA). Chegou a ser profissionalizado pelo rubro-negro da Boa Terra em 1983, mas no ano seguinte já vestia a camisa do Flamengo.

Pelo Flamengo, Bebeto foi campeão carioca de 1986 e campeão da Copa União de 1987.

Logo em seu primeiro ano em São Januário, Bebeto foi peça fundamental na conquista do Campeonato Brasileiro de 1989.

Em 1992, Bebeto deixou o Vasco da Gama para defender o Deportivo La Coruña, da Espanha.

Em 1994, Bebeto teve finalmente a chance de disputar para valer uma Copa do Mundo. Ao lado de Romário, formou uma dupla de ataque que entrou para a história. Com os dois afinados, o Brasil comemorou o tetracampeonato nos Estados Unidos.

Pouco tempo depois de conquistar a Copa do Rei da Espanha pelo Deportivo La Coruña, em 1996 Bebeto retornou ao futebol brasileiro.

Foi mais uma vez defender o Flamengo, que no ano anterior tinha investido muito na formação de um grande ataque no papel (Edmundo, Romário e Sávio) e que não tinha dado certo na prática.

No Flamengo, Bebeto não conseguiu emplacar como em sua primeira passagem pela Gávea. Deixou o clube ainda no mesmo ano e retornou ao futebol espanhol, onde foi defender o Sevilla. Em 97, já estava de volta ao Brasil, desta vez para defender outro ex-clube: o Vitória.

Com Bebeto, formando dupla com Agnaldo no ataque, o Vitória levantou a taça no Campeonato Baiano e também da Copa do Nordeste de 1997.

Depois do Vitória, Bebeto defendeu o Botafogo, entre 1998 e 1999. Lá, ele foi campeão do Torneio Rio-São Paulo de 1998.

O que o fez ir novamente à Copa do Mundo. O atacante defendeu ainda o Toroz Neza, do México (99), o Kashima Antlers, do Japão (2000), Vasco da Gama (2001 e 2002), Al Ittihad, da Arábia (2002), antes de encerrar sua vitoriosa carreira.

Bebeto fundou, juntamente com Jorginho, o Instituto Bola Para Frente em 29 de junho de 2000 com o intuito de promover o resgate de meninos e meninas de 6 a 16 anos, em situação de risco social. O instituto está localizado em Guadalupe, comunidade de baixa renda da zona norte do Rio de Janeiro.[20]

Em 2005, Bebeto foi um dos 3 jurados do reality show esportivo Joga 10, apresentado pela Rede Bandeirantes.

Durante a Copa do Mundo de 2010, foi comentarista esportivo para a Al Jazira, maior rede de televisão do Qatar.

Foi eleito para o cargo de deputado estadual pelo estado do Rio de Janeiro para a vigência de 2011-2014. Em 2014, foi reeleito para a Legislatura 2015-2019, com 61.549 votos.

Em abril de 2015, votou a favor da nomeação de Domingos Brazão para o Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, nomeação que foi muito criticada na época.

No dia 20 de fevereiro de 2017, votou contra a privatização da CEDAE. Em 17 de novembro de 2017, se ausentou da votação pela revogação da prisão dos deputados Jorge Picciani, Paulo Melo e Edson Albertassi, denunciados na Operação Cadeia Velha, acusados de integrar esquema criminoso que contava com a participação de agentes públicos dos poderes Executivo e do Legislativo, inclusive do Tribunal de Contas, e de grandes empresários da construção civil e do setor de transporte.

Atualmente é Político e ministra palestras sobre motivação e outros temas correlatos in company e em eventos por todo o Brasil.

Temas de Palestra:

- Força do Time no trabalho em Equipe
- Disciplina e Foco no Resultado
- Superação de Desafios
- Motivação
- Competitividade
- Esportes
- Liderança
- Superação de Desafios / Mudanças
- Trabalho em Equipe / Disciplina

AT 10-09