Marcelo Rubens Paiva

Marcelo Rubens Paiva

Marcelo Rubens Paiva

TEMAS


Marcelo Rubens Paiva



Jornalista e escritor. Autor de nove livros, sendo um deles vencedor do Prêmio Jabuti. Já escreveu para a Veja, Folha e Vogue. Atualmente é colunista e blogueiro no Estadão.

Formado em Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP/SP) e estudou Engenharia Agrícola na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp/SP), onde também é formado em Teoria Literária.

Depois de saltar em um lago raso e chocar a cabeça contra uma pedra, fraturou uma vértebra do pescoço e ficou tetraplégico. Após um tratamento fisioterápico voltou locomover as mãos e os braços.

Em 1982 lançou Feliz Ano Velho (Brasiliense), livro no qual relata todo a drama de seu acidente. O livro lhe rendeu um Prêmio Jabuti na categoria Autor Revelação e se tornou o mais vendido da década de 1980.

Nos anos seguintes, lançou mais oito livros: Blecaute (Brasiliense, 1986), Ua:brari (Brasiliense, 1990), As Fêmeas (Siciliano, 1992), Bala na Agulha (Siciliano, 1994), Não És Tu, Brasil (Mandarim, 1996), Malu de Bicicleta (Objetiva, 2003), O Homem que Conhecia as Mulheres (Objetiva, 2006) e A Segunda Vez que Te Conheci (Objetiva, 2008).

Como jornalista, foi crítico literário da revista Veja, colunista da revista Vogue e da Folha de S.Paulo, onde também atuou como articulista e repórter. Já apresentou um programa chamado Fanzine na TV Cultura. Atualmente publica uma coluna no Caderno 2 de O Estado de S.Paulo e mantém o blog Pequenas neuroses contemporâneas, que venceu o Prêmio TopBlog 2009, na categoria Melhor Blogue de Comunicação.

Temas de Palestras

- Motivacional
- Qualidade de vida
- Cultura
- Literatura