Iotti

TEMAS


Iotti



Carlos Henrique Iotti, é jornalista e cartunista, formado em Comunicação Social. É mais conhecido como o criador do personagem Radicci.

Aos dezesseis anos procurou fazer carreira com o desenho e, depois de concluir o curso de Jornalismo na UFRGS, criou os primeiros personagens. Em 1983, no jornal Pioneiro, nasceu Radicci, talvez o mais popular de seus personagens (depois veio a família do Radicci: a mulher Genoveva, o filho Guilhermino, o pai Anacleto e outros).

Radicci nasceu meio super-herói, mas acabou mudando, e encarnou o mais legítimo colono italiano. O personagem Radicci esteve em rádios, revistas, televisão e na Copa do Mundo. Em 1997 Iotti ganhou o HQ Mix, prestigiado prêmio de quadrinhos brasileiro.

Em abril de 2008, Iotti foi o candidato brasileiro com a maior votação nas eleições italianas. Ele recebeu 13.920 votos e ficará no cargo de suplência no Senado italiano.

Atividades Profissionais Atuais

Chargista do jornal Zero Hora;
Chargista do jornal O Pioneiro;
Colaborador do jornal Diário Catarinense;
Colaborador do jornal O Diário de Criciúma;
Colaborador do jornal O Diário do Sul;
Colaborador do jornal Diário do Sudoeste;
Colaborador do jornal O Estado do Paraná;
Participante do programa Show de Esportes da Rádio Gaúcha;
Apresentador de quadro especial Iotti Repórter no programa Jornal do Almoço, da RBS TV RS;
Apresentador do programa Demo Via na Rádio Atlântida de Caxias do Sul.

Tema da Palestra

O Universo Radicciano

Este personagem foi criado em 1983, e tem algumas características bem marcantes. É um ítalo-brasileiro de temperamento forte, apaixonado pelo ócio e pelo vinho. Com uma roupagem regional, é um personagem universal criado pelo cartunista, jornalista, radialista, ator, entre outras atividades, Carlos Henrique Iotti.

O show do cartunista e humorista Iotti traz o gringo mais politicamente incorreto dos quadrinhos para uma apresentação ao vivo em eventos e convenções.

Temas como família, casamento, trabalho, chefia, futebol, religião, política, nada escapa do Iotti durante o seu bem humorado espetáculo.