Luiz Fernando Furlan

Luiz Fernando Furlan

Luiz Fernando Furlan

TEMAS


Luiz Fernando Furlan



Luiz Fernando Furlan é empresário brasileiro. Foi ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do governo Lula.

Graduado em Engenharia Química pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) e em Administração de Empresas pela PUC-SP, é especialista em Administração Financeira, pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo e em Aprimoramento Empresarial pela Universidade de São Paulo.

Até assumir o cargo de ministro, era desde 1993, o presidente do conselho de administração do grupo Sadia do qual é acionista e neto do fundador Attilio Fontana, onde atuava desde 1976, tendo sido diretor de relações com investidores e também vice-presidente executivo. Durante sua vida empresarial especializou-se em mercado de capitais, comércio exterior e agronegócio.

Foi substituído por Miguel Jorge no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Empresário e líder ativo da classe empresarial brasileira, Luiz Fernando Furlan foi ministro de Estado do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior de 2003 a 2007, período em que as exportações brasileiras cresceram de US$ 60 bilhões para US$ 160 bilhões.

Iniciou sua carreira na Sadia S.A., na qual veio a exercer o cargo de Presidente do Conselho de Administração por dez anos. Em 2003, deixou essa função para tornar-se ministro de Estado.

Furlan é um dos poucos brasileiros a acompanhar as grandes negociações internacionais. Tem exercido importante papel na defesa do livre comércio da América Latina e no fortalecimento do Mercosul, bem como na promoção da reforma tributária e na luta contra os subsídios agrícolas internacionais.

Nesse setor, foi vice-presidente e diretor de Comércio Exterior da Fiesp, vice-presidente da AEB (Associação de Comércio Exterior do Brasil), presidente da Abef (Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Frango), presidente da Abrasca (Associação Brasileira das Companhias Abertas), presidente da Abiove (Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais), presidente do Ceal (Conselho de Empresários da América Latina), presidente do Fórum de Líderes Empresariais da Gazeta Mercantil por três vezes consecutivas e co-presidente do MEBF (Mercosur-European Union Business Forum).

Atualmente, é membro do Conselho de Administração da Telesp (Telecomunicações de São Paulo S.A.), Telefónica S.A. de Espanha, Amil Participações S.A., Redecard S.A., MCLarty Associates, dos Estados Unidos, Stefanini IT Solutions S.A. e Kroton Educacional S.A.

 Como forma de exercer sua responsabilidade social e emprestar sua experiência para contribuir com causas públicas, Luiz Fernando Furlan assumiu, em março deste ano, a presidência da FAS (Fundação Amazonas Sustentável), ONG criada pelo governo do Amazonas em parceria com a iniciativa privada. A FAS passa a ser responsável pela conservação e pelo desenvolvimento sustentável das comunidades de 34 unidades de conservação desse Estado, o que corresponde a 17 milhões de hectares da floresta amazônica.

Furlan é engenheiro químico e administrador de empresas, com especialização em diversas escolas de renome: Administração Financeira pela FGV-SP; Aprimoramento Empresarial pela USP; Gestão Avançada de Empresas na França; Qualidade Total no Japão e Liderança Empresarial nos Estados Unidos.

 Temas das Palestras

 "Sustentabilidade: Crescimento Econômico com respeito ambiental "

 Case de Sucesso