Chieko Aoki - Redes de Hotéis Blue Tree

TEMAS


Chieko Aoki - Redes de Hotéis Blue Tree



Chieko Aoki já foi chamada de a grande dama da hotelaria brasileira. Ela comanda 3,2 mil pessoas na rede Blue Tree Hotels por todo o Brasil.

O nome em inglês de sua empresa significa o mesmo que seu sobrenome em japonês: árvore azul. Frutífera, por sinal. Em 2002 a receita da rede foi de R$ 100 milhões, 20% acima de 2001. E isso considerando que o período não foi dos melhores para o setor.

Como presidente, da Blue Tree Hotels, rede que congrega 27 hotéis e resorts de alto padrão. É diretora executiva da Noah Gastronomia e referência no Brasil e na América Latina, quando se trata de sucesso e empreendedorismo.

O espírito inovador da "Sra. Aoki" sempre primou pela qualidade de serviços e produtos, desde o início de sua vida profissional.

Exerceu sua carreira em diversos lugares do mundo, incluindo Estados Unidos, Ásia e Europa, mas concentrou-se no Brasil, onde iniciou sua trajetória de sucesso, em 1982, como Diretora de Marketing e Vendas do Caesar Park São Paulo.

No ano seguinte, assumiu a Vice-Presidência: "Nosso objetivo era expandir a marca Caesar Park no mercado internacional, motivados pelo enorme sucesso obtido no país", comenta.

Em 1986, chegou à Presidência da Caesar Park Hotels & Resorts, na ocasião com 12 estabelecimentos, síntese da hotelaria de luxo e altamente qualificada - onde imprimiu seu talento, criando um incomparável "brand" de serviços hoteleiros.

Nesse mesmo ano, Chieko Aoki tornou-se Presidente da Westin Hotels & Resorts, a mais antiga e tradicional companhia hoteleira nos Estados Unidos, com hotéis em todo o mundo.

Seu conhecimento é constantemente reciclado e aprimorado com viagens pelo mundo, o que lhe permite criar seu estilo próprio e sempre inovador na hotelaria nacional.

Em dezembro de 1997, passou a dedicar-se exclusivamente ao comando da Administradora Caesar Towers, marca que criou em 1992 para hotéis de categoria 4 estrelas e que mostrava na ocasião expressivo crescimento no país.

Em setembro de 1998, de acordo com sua estratégia de expansão, mudou o nome da administradora para Blue Tree Hotels.

Formada em Direito pela Universidade de São Paulo e com pós-graduação em Administração pela Universidade de Sofia, em Tóquio, fez cursos em Administração Hoteleira na Cornell University, nos Estados Unidos.

Fala fluentemente português, inglês, japonês e espanhol, e participa de diversas organizações de âmbito privado e governamental para o desenvolvimento do turismo e da indústria hoteleira nacional.

Contribui também para o desenvolvimento das relações econômicas, empresariais, sociais e culturais no Brasil e no exterior.

Em 2002, foi incluída na exclusiva lista da revista de economia e negócios Latin Trade, que selecionou 44 dirigentes de grandes corporações na América Latina considerados os mais eficazes "apagadores de incêndio" em seus respectivos países. Ainda em 2002, o Jornal Valor Econômico também incluiu Chieko Aoki entre os 22 empresários a receberem o prêmio "Executivo de Valor".

 A Mais Nova Empresa

A empresária Chieko Aoki, presidente do Grupo Chieko Aoki (GCA), anunciou o lançamento da empresa de gestão empresarial BMI (Business Management Institute), que já nasce com uma equipe formada por 45 profissionais e com uma carteira de mais de 30 clientes, entre eles Submarino, Casa do Pão de Queijo, Jin-Jin & Morana, TI Automotive, Solvay Indupa e United Mills.

"Na hotelaria existe a mesma expectativa de uma empresa de gestão. Ao se hospedar em um hotel o cliente quer ser reconhecido por seus diferenciais, quer suas necessidades atendidas no prazo, quer uma adequada relação custo-benefício e quer, acima de tudo, envolvimento do prestador de serviços", diz.

"Aprendi que o mais importante é sempre passar conhecimento e não reter segredos, o que, agregado à tecnologia, permite oferecermos um sistema de gestão inteligente", diz Chieko.

Temas das Palestras

- Empreendedorismo
- Case de Sucesso
- Gestão de Pessoas
- Liderança
- Trabalho em Equipe
- Superação de Desafios / Mudanças

AT 10-08